Everton Brum Braga

"Eu não sou daqui" : narrativas sobre os efeitos da imigração na subjetividade de estudantes universitários

Autor: Everton Brum Braga

O trabalho doravante apresentado, que faz parte de um estudo mais amplo, consorcial, propõe um estudo investigativo qualitativo, de caráter transdiciplinar e do tipo Pesquisa-Intervenção. A pesquisa está posicionada no campo da Psicologia Social junto à linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais, tendo por objetivo mapear e analisar as narrativas das experiências de imigração universitária de estudantes de graduação e os efeitos dessas experiências em suas subjetividades, sob uma perspectiva cartográfica. Dentre os conceitos mobilizados no estudo, destacam-se os de Narrativa, Subjetividade, Imigração, Experiência e Experiênciafeto, Saúde Mental e Imigração. Foram realizadas entrevistas narrativas, de modo remoto, com 10 estudantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da Análise Temática. Do processo de análise, emergiram discussões relacionadas: i) ao processo imigratório, ii) à saúde mental, iii) à pandemia de COVI-19, iv) aos fatores de proteção psicossocial e v) às transformações na subjetividade. Os dados produzidos apontaram a condição de estudante imigrante como uma população com características específicas relacionadas à saúde mental, que demandam um olhar e ações diferenciadas por parte da universidade. Os períodos da chegada à universidade, bem como os primeiros dois anos de experiência estudantil demandam maior atenção. Como fatores protetivos, destacaram-se o apoio familiar, o apoio institucional e o apoio social. O ingresso na universidade trouxe mudanças significativas e majoritariamente positivas na subjetividade dos participantes no decorrer da vivencia universitária. A partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se investimentos relacionados ao apoio psicossocial e material a esses estudantes, por parte da universidade. Recomenda-se a promoção de grupos de apoio social e psicológico, a aproximação da instituição com a família do estudante, a expansão e o melhoramento na oferta de auxílios estudantis, sobretudo no campo da saúde mental. Também, se sugere a promoção de programas institucionais de conscientização geral sobre as características e demandas especiais dos estudantes imigrantes, buscando a promoção da sensibilização e do acolhimento por parte de toda a comunidade universitária.

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