Introduction

 

The Pos-Graduation in Psychology Program (Masters Level), proposed by Universidade Federal do Rio Grande, had its proposal approved by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) in December 20th, 2018, during the 182th Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), that took place in Brasília. The first Masters class began its activities in August, 2019. New classes will begin in the second semester of the current year.

The goal in funding this masters degree is of stricto sensu and intends to form teachers and searchers that are able to promote the advancement of the knowledge of Psychology engaged with social and community’s development.

Coordinator: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo

Assistant Coordinator: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos

Sem categoria

Everton Brum Braga

"Eu não sou daqui" : narrativas sobre os efeitos da imigração na subjetividade de estudantes universitários

Autor: Everton Brum Braga

O trabalho doravante apresentado, que faz parte de um estudo mais amplo, consorcial, propõe um estudo investigativo qualitativo, de caráter transdiciplinar e do tipo Pesquisa-Intervenção. A pesquisa está posicionada no campo da Psicologia Social junto à linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais, tendo por objetivo mapear e analisar as narrativas das experiências de imigração universitária de estudantes de graduação e os efeitos dessas experiências em suas subjetividades, sob uma perspectiva cartográfica. Dentre os conceitos mobilizados no estudo, destacam-se os de Narrativa, Subjetividade, Imigração, Experiência e Experiênciafeto, Saúde Mental e Imigração. Foram realizadas entrevistas narrativas, de modo remoto, com 10 estudantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da Análise Temática. Do processo de análise, emergiram discussões relacionadas: i) ao processo imigratório, ii) à saúde mental, iii) à pandemia de COVI-19, iv) aos fatores de proteção psicossocial e v) às transformações na subjetividade. Os dados produzidos apontaram a condição de estudante imigrante como uma população com características específicas relacionadas à saúde mental, que demandam um olhar e ações diferenciadas por parte da universidade. Os períodos da chegada à universidade, bem como os primeiros dois anos de experiência estudantil demandam maior atenção. Como fatores protetivos, destacaram-se o apoio familiar, o apoio institucional e o apoio social. O ingresso na universidade trouxe mudanças significativas e majoritariamente positivas na subjetividade dos participantes no decorrer da vivencia universitária. A partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se investimentos relacionados ao apoio psicossocial e material a esses estudantes, por parte da universidade. Recomenda-se a promoção de grupos de apoio social e psicológico, a aproximação da instituição com a família do estudante, a expansão e o melhoramento na oferta de auxílios estudantis, sobretudo no campo da saúde mental. Também, se sugere a promoção de programas institucionais de conscientização geral sobre as características e demandas especiais dos estudantes imigrantes, buscando a promoção da sensibilização e do acolhimento por parte de toda a comunidade universitária.

TEXTO COMPLETO