Introduction

 

The Pos-Graduation in Psychology Program (Masters Level), proposed by Universidade Federal do Rio Grande, had its proposal approved by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) in December 20th, 2018, during the 182th Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), that took place in Brasília. The first Masters class began its activities in August, 2019. New classes will begin in the second semester of the current year.

The goal in funding this masters degree is of stricto sensu and intends to form teachers and searchers that are able to promote the advancement of the knowledge of Psychology engaged with social and community’s development.

Coordinator: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo

Assistant Coordinator: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos

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Isadora Deamici da Silveira

"Resiliência em estudantes universitários expostos à violência durante a infância e adolescência"

Autora: Isadora Deamici da Silveira

O objetivo geral desta dissertação foi avaliar a resiliência em estudantes universitários que foram expostos à violência nos primeiros 18 anos de vida. Compreender como as situações de estresse anteriores afetaram os indivíduos pode indicar como eles irão gerenciar as situações desafiadoras no futuro. A manutenção da resiliência é responsável não só pelo bom funcionamento cognitivo, mas também pela manutenção da saúde mental, o que reforça a importância de investigar o fenômeno e identificar possíveis trajetórias adaptativas de desenvolvimento. Para atender ao objetivo geral, a dissertação foi composta por três estudos. O primeiro trata de um estudo teórico que teve como objetivo realizar uma revisão integrativa para compreender como a psicologia brasileira tem investigado a temática da resiliência através do levantamento de publicações em português. O segundo e o terceiro artigo são estudos empíricos desenvolvidos a partir de um consórcio de pesquisa formado por mestrandos e orientadores do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o objetivo de avaliar as vivências dos estudantes universitários brasileiros dentro e fora do contexto universitário. Os dados foram coletados através de uma survey online, e participaram da pesquisa estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados em uma universidade pública ou privada, que estavam cursando graduação ou pós-graduação, em qualquer período de seus respectivos cursos. A amostra final contou com 1005 estudantes que responderam todas as escalas e cumpriram os critérios para inclusão na pesquisa. O segundo artigo avaliou a resiliência em estudantes universitários expostos e não expostos a violência nos primeiros 18 anos de vida através da escala de resiliência Connor-Davidson (CD-RISC-10) e de perguntas que buscavam investigar situações de violência sofridas nos primeiros 18 anos de vida. Os escores de resiliência mais altos foram mais prevalentes entre as pessoas maiores de 30 anos e a exposição a violência nos primeiros 18 anos de vida parece não configurar um fator determinante ou contribuinte da maior ou menor resiliência. O terceiro visou a responder como a presença de um adulto de confiança se relaciona com a resiliência neste mesmo grupo. Entre os resultados encontrados, destaca-se a presença do adulto de confiança nos primeiros 18 anos de vida como associado a desfechos positivos de resiliência na vida adulta, bem como achados que se somam à literatura dos aspectos sociodemográficos relacionados à resiliência.

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