Introduction

 

The Pos-Graduation in Psychology Program (Masters Level), proposed by Universidade Federal do Rio Grande, had its proposal approved by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) in December 20th, 2018, during the 182th Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), that took place in Brasília. The first Masters class began its activities in August, 2019. New classes will begin in the second semester of the current year.

The goal in funding this masters degree is of stricto sensu and intends to form teachers and searchers that are able to promote the advancement of the knowledge of Psychology engaged with social and community’s development.

Coordinator: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo

Assistant Coordinator: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos

Sem categoria

Raimundo Bittencourt de Almeida

"Terapia de aceitação e compromisso (ACT) em grupo online para o manejo de ansiedade entre universitários no contexto da pandemia da Covid-19 : um ensaio clínico randomizado"

Autor:  Raimundo Bittencourt de Almeida

Diante das mudanças e desafios impostos pela pandemia da COVID-19, houve um aumento no sofrimento psicológico da população, em especial entre estudantes universitários. O objetivo geral deste estudo é realizar um Ensaio Clínico Randomizado (ECR), a partir do desenvolvimento e aplicação de um protocolo semi-estruturado de psicoterapia em grupo online, baseado nos princípios da ACT, para o desenvolvimento de flexibilidade psicológica e manejo de ansiedade clinicamente relevante entre estudantes universitários no contexto da pandemia da COVID-19. Foram utilizados para comparação dos escores pré e pós intervenção os instrumentos CompACT, GAD-7, WHOQOL-Bref. A amostra final do estudo foi composta por 52 indivíduos, sendo 29 do grupo intervenção e 23 do grupo controle. Todas as análises foram realizadas por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento aumentou cerca de 34,3% os níveis de Flexibilidade Psicológica (p<0,001), 11,6% os níveis de qualidade de vida (p<0,001) e reduziu a sintomatologia ansiosa em 57,2% (p<0,001). Os resultados se mantiveram adequados no follow up de 6 meses, com um sutil aumento nos níveis de ansiedade. Os participantes do grupo controle não apresentaram mudanças significativas nos níveis de ansiedade (p=0,249) e flexibilidade psicológica (p=0,341), porém houve uma redução no escore de qualidade de vida (pré: 72,86; pós: 67,90; p=0,006), possivelmente em razão da pandemia. Estes resultados sugerem que a intervenção proposta foi efetiva promovendo aumento da flexibilidade psicológica, qualidade de vida e diminuição significativa dos níveis de ansiedade dos participantes. Além disso, evidenciou-se a importância da flexibilidade psicológica na promoção de saúde mental, o que sugere a realização de novos estudos sobre essa temática para explorar essa importante dimensão do processo psicoterapêutico.

TEXTO COMPLETO