O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Nível Mestrado), proposto pela Universidade Federal do Rio Grande, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília. A primeira turma de Mestrado iniciou as suas atividades em agosto de 2019. Novas turmas ingressarão no 2 semestre do ano corrente.
A criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e pretende formar docentes e pesquisadores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia comprometido com o desenvolvimento social e comunitário.
Convite para aula Magna com a Profª. Drª Maria Angela Mattar Yunes
O PPGPsi FURG convida para Aula Magna dia 28 de setembro às 10h. O evento é aberto e acontecerá pelo Zoom, basta acessar o link.
Nossa convidada é a Profa. Dra. Maria Angela Mattar Yunes que tanto contribuiu aqui na FURG e continua produzindo e colaborando com a Psicologia brasileira.
Maria Angela possui graduação em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (1977), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia (1991) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora aposentada da FURG e professora permanente na Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, CANOAS, RS. Fundou o Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua - CEP-RUA da FURG e o Núcleo de Estudos e Atenção às Famílias - NEAF/FURG.
Atualmente coordena o Centro de Referência e Atenção às Famílias e Profissionais Sociais- CRAFPS do Universo em parceria com o CRAF/FURG. Membro do Comitê Assessor (Educação e Psicologia) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Sul/FAPERGS do qual foi coordenadora até agosto/2011. Consultora de periódicos nacionais e internacionais. Editora Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura. Tem experiência em pesquisas e intervenções na área de Psicologia, com ênfase na Educação e Desenvolvimento Psicológico de Populações em Situação de Risco na perspectiva da Abordagem Bioecológica de Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, atuando principalmente nos seguintes temas: resiliência familiar e parental, bioecologia do desenvolvimento, programas de apoio e educação de/para famílias, direitos de crianças, adolescentes e famílias em situações de risco e formação de agentes sociais.