Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Nível Mestrado), proposto pela Universidade Federal do Rio Grande, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília. A primeira turma de Mestrado iniciou as suas atividades em agosto de 2019. Novas turmas ingressarão no 2 semestre do ano corrente. 

A criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e pretende formar docentes e pesquisadores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia comprometido com o desenvolvimento social e comunitário.

Coordenação 2019-2023

Coordenação: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação 2023-2025

Coordenação: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Beatriz Schmidt

 

Sem categoria

Transição universidade-mercado de trabalho : sentidos atribuídos pelos formandos

 

Autora: Graziela Silva Rodrigues (Currículo Lattes)

Resumo

Esta pesquisa disserta sobre o objetivo de compreender os sentidos atribuídos pelos formandos à transição universidade - mercado de trabalho. A compreensão do processo de construção de sentidos se deu a partir da abordagem teórica da Psicologia Sócio-Histórica (PSH). O desenvolvimento da pesquisa foi perpassado pelo fenômeno da pandemia da COVID-19, que gerou adaptações nos contextos estudados, a universidade e o mercado de trabalho. O estudo é composto por caráter metodológico qualitativo e o instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado composto por questões guias. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos relatos de (6) estudantes formandos, originando três (3) núcleos de se sentidos: (1) Ser universitário: a realização da escolha, vivências e concepções da graduação, (2) Ser Formando: Processos para a saída universidade e (3) Entre ser formando e a inserção no mercado de trabalho: Repercussões da formação sobre as concepções e práticas de acesso ao mercado de trabalho. Como principais sentidos da transição da universidade para o mercado de trabalho estão a exaustão e a satisfação por estarem no final do curso, as incertezas sobre o mercado de trabalho, a demanda por apoio da universidade para esse processo de saída da graduação e nesse período pandêmico, as adaptações nas experiências e nos planos para o futuro laboral dos formando entrevistados.

TEXTO COMPLETO