Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Nível Mestrado), proposto pela Universidade Federal do Rio Grande, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília. A primeira turma de Mestrado iniciou as suas atividades em agosto de 2019. Novas turmas ingressarão no 2 semestre do ano corrente.
A criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e pretende formar docentes e pesquisadores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia comprometido com o desenvolvimento social e comunitário.
Coordenação 2019-2023
Coordenação: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo
Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos
Coordenação 2023-2025
Coordenação: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos
Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Beatriz Schmidt
-
24/02/202509h24Notícia
MATRÍCULAS PPGPsi 1/2025 - 24/02 até 28/02
O período de matrículas nas disciplinas do PPGPsi acontecerá entre os dias 24 de fevereiro a 28 de fevereiro.As matrículas acontecem de forma online, via sistemas.furg.br. Um guia com instruções para matrícula pode ser acessado aqui.Mesmo nos casos de quem está para defender ou já defendeu, mas ainda não cumpriu todos os requisitos pro diploma (ou ainda não recebeu e-mail informando que o pedido de diploma foi enviado para a DIPOSG) ela se faz necessária. No caso de apenas precisar manter o vínculo, é recomendada a matrícula na disciplina "10236P Dissertação (Psicologia Me)".É importante que os discentes conversem com seus orientadores sobre as disciplinas pertinentes para vocês cursarem, principalmente em outros PPGs, visto que o pedido para essas também acontece via sistemas.furg.br hoje em dia (no campo de "Matrícula Complementar").As aulas terão início no dia 24/03/2025. -
30/08/202410h32Notícia
-
28/08/202417h56Notícia
DIVULGAÇÃO: EDITAL Nº 01/2024 - SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM PSICOLOGIA - RESULTADO FINAL DA ETAPA 1: MEMORIAL E AGENDAMENTO DA ETAPA 2: ENTREVISTA
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e a Comissão de Seleção divulgam o Resultado Final da Etapa 1: Memorial do Edital nº 01/2024 - Seleção para Ingresso no Mestrado em Psicologia. O documento pode ser conferido no SIPOSG e aqui.
O documento de Agendamento da Etapa 2: Entrevista também se encontra disponível no SIPOSG e aqui.
-
26/10/202308h20Notícia
Atas
Atas das Reuniões do Colegiado do PPGPsi
2023
Ata 10/11/2023 - Reunião Extraordinária
2024
2025
Ata 04/2025
-
13/04/202308h33Notícia
Denise Alcantara Aureliano
"Estresse entre profissionais de saúde idosos/as durante a pandemia do covid-19 : uma revisão integrativa da literatura"
Autora: Denise Alcantara Aureliano
A presente pesquisa visa analisar publicações sobre o estresse laboral entre profissionais da saúde, com destaque aos profissionais idosos(as) em meio à pandemia da Covid-19. Os/as profissionais de saúde enfrentam pressão psicológica e física por meio da exposição contínua à Covid-19, resultando em sofrimento emocional, sobrecarga de serviço e medo de contaminar a si e seus familiares, diante a uma situação que exige mais atenção e cuidados específicos. Sendo assim, parte dessa equipe corresponde a pessoas idosas emergidas em situações de estresse, seja na atenção primária, secundária ou terciária na linha de frente contra a Covid-19. Esse estudo foi motivada pela atuação laboral diária no enfrentamento da Covid-19, agregando em projetos de ensino da FURG. Logo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, através de artigos científicos buscados em bases de dados, como Pubmed, PsycINFO, LILACS e Index Psicologia. Os 169 estudos científicos encontrados diretamente nas bases de dados foram organizados em grupos/pastas com o gerenciador de referências EndNote Web, sendo que apenas 11 foram selecionados a partir dos critérios de elegibilidade. De modo geral, as mulheres apresentavam níveis de estresse maiores do que nos homens e as taxas de estresse variavam de leve a moderado. Nesse contexto, profissionais com filhos menores de 18 anos, casados e com menor tempo de experiência apresentavam maiores níveis de estresse. Espera-se que este estudo contribua no fomento de ações de promoção e cuidado da saúde do/a trabalhador/a do saúde, sobretudo, aos/as idosos/as que necessitam de mais atenção no atual contexto pandêmico.
-
28/03/202310h22Notícia
Raimundo Bittencourt de Almeida
"Terapia de aceitação e compromisso (ACT) em grupo online para o manejo de ansiedade entre universitários no contexto da pandemia da Covid-19 : um ensaio clínico randomizado"
Autor: Raimundo Bittencourt de Almeida
Diante das mudanças e desafios impostos pela pandemia da COVID-19, houve um aumento no sofrimento psicológico da população, em especial entre estudantes universitários. O objetivo geral deste estudo é realizar um Ensaio Clínico Randomizado (ECR), a partir do desenvolvimento e aplicação de um protocolo semi-estruturado de psicoterapia em grupo online, baseado nos princípios da ACT, para o desenvolvimento de flexibilidade psicológica e manejo de ansiedade clinicamente relevante entre estudantes universitários no contexto da pandemia da COVID-19. Foram utilizados para comparação dos escores pré e pós intervenção os instrumentos CompACT, GAD-7, WHOQOL-Bref. A amostra final do estudo foi composta por 52 indivíduos, sendo 29 do grupo intervenção e 23 do grupo controle. Todas as análises foram realizadas por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento aumentou cerca de 34,3% os níveis de Flexibilidade Psicológica (p<0,001), 11,6% os níveis de qualidade de vida (p<0,001) e reduziu a sintomatologia ansiosa em 57,2% (p<0,001). Os resultados se mantiveram adequados no follow up de 6 meses, com um sutil aumento nos níveis de ansiedade. Os participantes do grupo controle não apresentaram mudanças significativas nos níveis de ansiedade (p=0,249) e flexibilidade psicológica (p=0,341), porém houve uma redução no escore de qualidade de vida (pré: 72,86; pós: 67,90; p=0,006), possivelmente em razão da pandemia. Estes resultados sugerem que a intervenção proposta foi efetiva promovendo aumento da flexibilidade psicológica, qualidade de vida e diminuição significativa dos níveis de ansiedade dos participantes. Além disso, evidenciou-se a importância da flexibilidade psicológica na promoção de saúde mental, o que sugere a realização de novos estudos sobre essa temática para explorar essa importante dimensão do processo psicoterapêutico.
-
04/01/202308h59Notícia
Isadora Deamici da Silveira
"Resiliência em estudantes universitários expostos à violência durante a infância e adolescência"
Autora: Isadora Deamici da Silveira
O objetivo geral desta dissertação foi avaliar a resiliência em estudantes universitários que foram expostos à violência nos primeiros 18 anos de vida. Compreender como as situações de estresse anteriores afetaram os indivíduos pode indicar como eles irão gerenciar as situações desafiadoras no futuro. A manutenção da resiliência é responsável não só pelo bom funcionamento cognitivo, mas também pela manutenção da saúde mental, o que reforça a importância de investigar o fenômeno e identificar possíveis trajetórias adaptativas de desenvolvimento. Para atender ao objetivo geral, a dissertação foi composta por três estudos. O primeiro trata de um estudo teórico que teve como objetivo realizar uma revisão integrativa para compreender como a psicologia brasileira tem investigado a temática da resiliência através do levantamento de publicações em português. O segundo e o terceiro artigo são estudos empíricos desenvolvidos a partir de um consórcio de pesquisa formado por mestrandos e orientadores do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o objetivo de avaliar as vivências dos estudantes universitários brasileiros dentro e fora do contexto universitário. Os dados foram coletados através de uma survey online, e participaram da pesquisa estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados em uma universidade pública ou privada, que estavam cursando graduação ou pós-graduação, em qualquer período de seus respectivos cursos. A amostra final contou com 1005 estudantes que responderam todas as escalas e cumpriram os critérios para inclusão na pesquisa. O segundo artigo avaliou a resiliência em estudantes universitários expostos e não expostos a violência nos primeiros 18 anos de vida através da escala de resiliência Connor-Davidson (CD-RISC-10) e de perguntas que buscavam investigar situações de violência sofridas nos primeiros 18 anos de vida. Os escores de resiliência mais altos foram mais prevalentes entre as pessoas maiores de 30 anos e a exposição a violência nos primeiros 18 anos de vida parece não configurar um fator determinante ou contribuinte da maior ou menor resiliência. O terceiro visou a responder como a presença de um adulto de confiança se relaciona com a resiliência neste mesmo grupo. Entre os resultados encontrados, destaca-se a presença do adulto de confiança nos primeiros 18 anos de vida como associado a desfechos positivos de resiliência na vida adulta, bem como achados que se somam à literatura dos aspectos sociodemográficos relacionados à resiliência.
-
04/07/202216h50Notícia
Everton Brum Braga
"Eu não sou daqui" : narrativas sobre os efeitos da imigração na subjetividade de estudantes universitários
Autor: Everton Brum Braga
O trabalho doravante apresentado, que faz parte de um estudo mais amplo, consorcial, propõe um estudo investigativo qualitativo, de caráter transdiciplinar e do tipo Pesquisa-Intervenção. A pesquisa está posicionada no campo da Psicologia Social junto à linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais, tendo por objetivo mapear e analisar as narrativas das experiências de imigração universitária de estudantes de graduação e os efeitos dessas experiências em suas subjetividades, sob uma perspectiva cartográfica. Dentre os conceitos mobilizados no estudo, destacam-se os de Narrativa, Subjetividade, Imigração, Experiência e Experiênciafeto, Saúde Mental e Imigração. Foram realizadas entrevistas narrativas, de modo remoto, com 10 estudantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da Análise Temática. Do processo de análise, emergiram discussões relacionadas: i) ao processo imigratório, ii) à saúde mental, iii) à pandemia de COVI-19, iv) aos fatores de proteção psicossocial e v) às transformações na subjetividade. Os dados produzidos apontaram a condição de estudante imigrante como uma população com características específicas relacionadas à saúde mental, que demandam um olhar e ações diferenciadas por parte da universidade. Os períodos da chegada à universidade, bem como os primeiros dois anos de experiência estudantil demandam maior atenção. Como fatores protetivos, destacaram-se o apoio familiar, o apoio institucional e o apoio social. O ingresso na universidade trouxe mudanças significativas e majoritariamente positivas na subjetividade dos participantes no decorrer da vivencia universitária. A partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se investimentos relacionados ao apoio psicossocial e material a esses estudantes, por parte da universidade. Recomenda-se a promoção de grupos de apoio social e psicológico, a aproximação da instituição com a família do estudante, a expansão e o melhoramento na oferta de auxílios estudantis, sobretudo no campo da saúde mental. Também, se sugere a promoção de programas institucionais de conscientização geral sobre as características e demandas especiais dos estudantes imigrantes, buscando a promoção da sensibilização e do acolhimento por parte de toda a comunidade universitária.
-
04/04/202214h43Notícia
Leonardo das Neves Leal
A relação entre o apoio social e a saúde sexual na percepção de jovens universitários LGBT em um estudo qualitativo
Autor: Leonardo das Neves Leal
Resumo
O presente estudo objetivou investigar a relação entre a saúde sexual e do apoio social na percepção de jovens brasileiros universitários que se identificam enquanto LGBT. A saúde sexual é a interface da saúde que abarca os componentes ligados à vivência da sexualidade sem coerção e violência. Enquanto o apoio social é o auxílio de outras pessoas para satisfazer necessidades e superar dificuldades (emocional, instrumental, informativo), importante em pessoas que vivenciam sexualidades não-hegemônicas marcadas pelo estigma sexual e discriminação. A pesquisa foi construído na perspectiva do Construcionismo Social e utilizou-se o método qualitativo emprego da técnica de grupo-focal na modalidade virtual para compreender as percepções dos participantes. O grupo-focal foi composto de dez pessoas, sete homens e três mulheres, idade média de 23 anos e o participantes identificavam-se como gays, bissexuais e pansexual. Analisou-se o material a partir da Análise Temática de Braun e Clark, e os principais resultados foram a compreensão de saúde sexual enquanto infecções e doenças sexualmente transmissíveis; estigmatização do HIV/aids para homens gays e bissexuais, e invisibilidade de sexualidade feminina; a universidade enquanto momento importante para construção de novos referenciais de sexualidade e liberdade; o apoio social foi descrito como essencial, idealmente vindo do ambiente familiar, porém encontrado em outros lugares (família, comunidade LGBT, mídias digitais). Por fim, conclui-se que tanto o apoio emocional, quanto o apoio informativo sobre sexualidade foram aspectos importantes ou desejados pelos participantes. Sugerem-se estudos que focalizem na percepção de pessoas transexuais e outros grupos etários diferentes da juventude.
-
10/02/202209h28Notícia
Graziela Silva Rodrigues
Transição universidade-mercado de trabalho : sentidos atribuídos pelos formandos
Autora: Graziela Silva Rodrigues (Currículo Lattes)
Resumo
Esta pesquisa disserta sobre o objetivo de compreender os sentidos atribuídos pelos formandos à transição universidade - mercado de trabalho. A compreensão do processo de construção de sentidos se deu a partir da abordagem teórica da Psicologia Sócio-Histórica (PSH). O desenvolvimento da pesquisa foi perpassado pelo fenômeno da pandemia da COVID-19, que gerou adaptações nos contextos estudados, a universidade e o mercado de trabalho. O estudo é composto por caráter metodológico qualitativo e o instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado composto por questões guias. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos relatos de (6) estudantes formandos, originando três (3) núcleos de se sentidos: (1) Ser universitário: a realização da escolha, vivências e concepções da graduação, (2) Ser Formando: Processos para a saída universidade e (3) Entre ser formando e a inserção no mercado de trabalho: Repercussões da formação sobre as concepções e práticas de acesso ao mercado de trabalho. Como principais sentidos da transição da universidade para o mercado de trabalho estão a exaustão e a satisfação por estarem no final do curso, as incertezas sobre o mercado de trabalho, a demanda por apoio da universidade para esse processo de saída da graduação e nesse período pandêmico, as adaptações nas experiências e nos planos para o futuro laboral dos formando entrevistados.
-
26/11/202102h43Notícia
Editais
Ingresso Regular
Edital de Seleção Discente PPGPsi 2019Estágio Pós-doutoral
Regulamento do Estágio Pós Doutoral
Editais para Professor Visitante
Edital de Seleção Simplificada para Professor Visitante 2020
Edital RETIFICADO de Seleção Simplificada para Professor Visitante 2023
Editais para Credenciamento e Recredenciamento de Docentes
Edital interno e simplificado para credenciamento de docentes
Resultado do Edital 01/2023
Docentes aprovados:
Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais: Dr. João Carlos Centurião Rodrigues Cabral - Nota final: 34,5 pontos
Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde: Dr. Lauro Miranda Demenech - Nota final: 94 pontosEditais Passados
Edital de Consulta Pública para Coordenação do PPGPsi
Edital de credenciamento docente PPGPsi19
Bolsas de Estudo
Edital 02/2024 Processo Seletivo Interno e Simplificado para a concessão de bolsas de estudo
EDITAL 01/2022
Resultado
1. ANDRESSA SILVEIRA DA SILVA - 7,902. RHANDREA LUCAS DA SILVEIRA - 7,103. LINDA MAGALHÃES - 6,474. KASSINO DE KÁSSIO ROSA DA SILVA - 5,975. SARAH MEDEIROS TAVOGLIERI - 5,40EDITAL 01/2022: clique aqui
EDITAL 01/2021: clique aqui
EDITAL 01/2020: clique aqui
Alunos Especiais
No momento, o PPG-Psi não irá ofertar vagas para aluno especial.
-
15/10/202117h14Notícia
-
15/09/202101h32Notícia
PPGPsi e a COVID-19
Aqui você encontrará links para vídeos que contam com as falas de professores do PPGPsi em relação ao tema da COVID-19.
Entrevista com a Profª Drª Beatriz Schmidt, sobre perdas e luto
Entrevista com a Profª Drª Simone Paludo, sobre Práticas de Cuidado em Famílias
-
15/09/202101h12Notícia
HAPPY SCIENCE PSI
Primeiro Happy Science Psi
No dia 20 de agosto de 2021, foi lançado o projeto "Happy Science Psi” do PPGPsi, que, neste primeiro encontro, contou com a presença do psicólogo doutorando Mikael Correa. Foi uma conversa animada e com bastante interação, se você perdeu esse encontro, assista ao vídeo abaixo.
Assista ao 1º encontro do Happy Science Psi aqui.
Segundo Happy Science Psi
O segundo encontro do Happy Science Day foi no dia 27 de setembro de 2021, quando tivemos a oportunidade de conversar mais uma vez sobre a vida de pós-graduando.
Nossa convidada é Camila Trindade, psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP - UFSC) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia, pela Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Social e Psicologia Social do Trabalho.
Terceiro Happy Science Psi
O terceiro encontro do Happy Science Psi foi no dia 22 de outubro de 2021.Nosso convidado do terceiro encontro foi Lauro Miranda, psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Lauro é também Mestre em Saúde Pública pela mesma universidade, além de ser, atualmente, Doutorando em Ciências da Saúde pela FURG. Trabalha no Centro de Atendimentos Psicológicos do Curso de Psicologia (CAP-FURG), também atuando como pesquisador do Centro de Estudos Sobre Risco e Saúde (CERIS). É professor da Pós-Graduação lato sensu Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB - FURG) e ao Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE - FURG). Também trabalha com desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades acadêmicas de alto desempenho de alunos e professores no Grupo Educacional Veiga, na cidade de Pelotas/RS.Assista ao 3º Happy Science Psi aquiQuarto Happy Science Psi
O quarto encontro do Happy Science Psi foi no dia 19 de novembro de 2021.Nossa convidada da vez é Marina Carpena. Ela é psicóloga egressa da FURG, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De 2012 a 2015 foi vinculada ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia Clínica e da Saúde (LEPECS/FURG), no qual realizou grupo de estudos, pesquisa e extensão na área da saúde. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (UFPel), colaboradora no grupo de pesquisa Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Grupo de Pesquisa e Inovação em Saúde (GPIS/FURG).Assista ao 4º Happy Science Psi aqui. -
10/08/202120h42Notícia
Boas-vindas aos mestrandos!
Durante a pandemia de COVID-19, as aulas acontecem de forma remota. O contato entre professores e alunos se dá por meio da Plataforma AVA-FURG. Confira, através do link abaixo, o guia de acessoà plataforma. Neste guia feito especialmente para os estudantes da FURG, estão descritas as atividades e as funções principais do Ambiente Virtual de Aprendizagem.
As turmas e os professores do PPGPsi desejam as boas-vindas aos mestrandos de 2021!
-
27/07/202117h44Notícia
Próximas dissertações
"A RELAÇÃO ENTRE O APOIO SOCIAL E A SAÚDE SEXUAL NA PERCEPÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS LGBT EM UM ESTUDO QUALITATIVO", dissertação do Mestrando Leonardo das Neves Leal, orientado pela Profª Drª Daniela Barsotti Santos - FURG. A dissertação acontecerá no dia 26 de Outubro de 2021, às 9h, través deste link.
"Transição universidade-mercado de trabalho: sentidos atribuídos por formandos", dissertação da Mestranda Graziela Silva Rodrigues, orientada pela Profª Drª Geruza Tavares D'Avila - FURG. A dissertação acontecerá no dia 05 de Novembro de 2021, às 10h, através deste link.
-
29/04/202112h40Notícia
ARTIGOS PUBLICADOS - 2021
Coparenting across the transition to parenthood: Qualitative evidence from South-Brazilian families.
DAS IMAGENS NOS CINCO ATOS DE “O QUE PODE A PSICOLOGIA SOCIAL EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?”
O convívio de adolescentes em medida socioeducativa de internação com a equipe técnica
Programa bolsa família e vacinação infantil incompleta em duas coortes brasileiras
Violência contra escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE, 2015)
-
29/04/202112h29Notícia
ARTIGOS PUBLICADOS - 2020
Brazilian Families Facing the COVID-19 Outbreak
Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)
Terapia On-line com Casais e Famílias: Prática e Formação na Pandemia de Covid-19
Suicidal thought in southern Brazil: Who are the most susceptible?
Sob pressão: uso não médico de medicamento prescrito entre estudantes de graduação
Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)
Depressão em idosos de uma região rural do Sul do Brasil
Devir Margarida: narrativas de si em experienciafetos
Designing Toys and Play Activities for the Development of Social Skills in Childhood
Atendimento a vítimas de violência sexual: revisão da literatura acerca do treinamento de policiais
Rumination, thought suppression and mindfulness among adolescent suicide attempters in Cuba
Caracterização de Casos de Maus-Tratos Infantis Identificados em Serviços de Saúde
From Theory to Methodology: Using Ecological Engagement to Study Development in Context
Interpersonal Relationships of Juvenile Offenders at Treatment Facilities
Hopelessness and shame in relation to suicide attempts by Cuban adolescents
Access to Primary Health Care by older adults from rural areas in Southern Brazil
Estudo de Linha de Base da Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz
Major depressive episode among university students in Southern Brazil
Estimating the sample mean and standard deviation from commonly reported quantiles in meta-analysis
Continuity of psychiatric disorders between 6 and 11 years of age in the 2004 Pelotas Birth Cohort
Del optimismo a la agresión: cogniciones positivas prevén comportamiento violento en hombres
-
28/04/202115h14Notícia
ARTIGOS PUBLICADOS - 2019
Race attitudes in cultural context: The view from two Brazilian states
Motherhood and Work: Experience of Women with Established Careers
Envolvimento parental e temperamento de crianças: uma revisão sistemática da literatura
Coparentalidade aos três meses de vida do bebê
Coparentalidade no Contexto de Depressão Pós-Parto: Um Estudo Qualitativo
Cross-Cultural Adaptation and Evidence of Validity of the Questionnaire d’Engagement Paternel
Tácticas de resolución de conflictos conyugales y parentales en familias sur-brasileñas
Trabalhadoras domésticas: trajetórias, vivências e vida cotidiana
Entre movimentos e trajetórias laborais de jovens profissionais
Até onde você pode ir? Associação entre uso de drogas ilícitas e migração acadêmica
Mujeres conversando con mujeres: un encuentro en el seminario Rutas Críticas 8
Problemas de Conduta em Crianças e Adolescentes: Evidências no Brasil
Writing about gratitude increases emotion-regulation efficacy
Significados do mundo do crime para adolescentes em medida socioeducativa de internação, Brasil
Stressful events, life satisfaction, and positive and negative affect in youth at risk
Adultez Emergente em Brasileiros de Diferentes Níveis Socioeconômicos: Transição Para a Vida Adulta
Traços frios e insensíveis no DSM-V : Implicações teóricas e clínicas para o estudo da psicopatia
Trajectories of Adjustment in a Brazilian Sample of Street‐Involved Youth
Hidden Resilience in the Life of Adolescents with Involvement in Drug Trafficking
Domínios Esquemáticos Apresentados por Mulheres em Situação de Violência Conjugal
-
01/11/201809h57Notícia
Contato
Secretaria do PPGPsi
Email: ppgpsicologia@furg.br
Telefone: (53) 3293-5047