Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Nível Mestrado), proposto pela Universidade Federal do Rio Grande, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília. A primeira turma de Mestrado iniciou as suas atividades em agosto de 2019. Novas turmas ingressarão no 2 semestre do ano corrente. 

A criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e pretende formar docentes e pesquisadores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia comprometido com o desenvolvimento social e comunitário.

Coordenação 2019-2023

Coordenação: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação 2023-2025

Coordenação: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Beatriz Schmidt

 

Sem categoria

"Estresse entre profissionais de saúde idosos/as durante a pandemia do covid-19 : uma revisão integrativa da literatura"

Autora: Denise Alcantara Aureliano 

A presente pesquisa visa analisar publicações sobre o estresse laboral entre profissionais da saúde, com destaque aos profissionais idosos(as) em meio à pandemia da Covid-19. Os/as profissionais de saúde enfrentam pressão psicológica e física por meio da exposição contínua à Covid-19, resultando em sofrimento emocional, sobrecarga de serviço e medo de contaminar a si e seus familiares, diante a uma situação que exige mais atenção e cuidados específicos. Sendo assim, parte dessa equipe corresponde a pessoas idosas emergidas em situações de estresse, seja na atenção primária, secundária ou terciária na linha de frente contra a Covid-19. Esse estudo foi motivada pela atuação laboral diária no enfrentamento da Covid-19, agregando em projetos de ensino da FURG. Logo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, através de artigos científicos buscados em bases de dados, como Pubmed, PsycINFO, LILACS e Index Psicologia. Os 169 estudos científicos encontrados diretamente nas bases de dados foram organizados em grupos/pastas com o gerenciador de referências EndNote Web, sendo que apenas 11 foram selecionados a partir dos critérios de elegibilidade. De modo geral, as mulheres apresentavam níveis de estresse maiores do que nos homens e as taxas de estresse variavam de leve a moderado. Nesse contexto, profissionais com filhos menores de 18 anos, casados e com menor tempo de experiência apresentavam maiores níveis de estresse. Espera-se que este estudo contribua no fomento de ações de promoção e cuidado da saúde do/a trabalhador/a do saúde, sobretudo, aos/as idosos/as que necessitam de mais atenção no atual contexto pandêmico.

TEXTO COMPLETO