Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Nível Mestrado), proposto pela Universidade Federal do Rio Grande, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília. A primeira turma de Mestrado iniciou as suas atividades em agosto de 2019. Novas turmas ingressarão no 2 semestre do ano corrente. 

A criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e pretende formar docentes e pesquisadores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia comprometido com o desenvolvimento social e comunitário.

Coordenação 2019-2023

Coordenação: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação 2023-2025

Coordenação: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Beatriz Schmidt

 

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"Terapia de aceitação e compromisso (ACT) em grupo online para o manejo de ansiedade entre universitários no contexto da pandemia da Covid-19 : um ensaio clínico randomizado"

Autor:  Raimundo Bittencourt de Almeida

Diante das mudanças e desafios impostos pela pandemia da COVID-19, houve um aumento no sofrimento psicológico da população, em especial entre estudantes universitários. O objetivo geral deste estudo é realizar um Ensaio Clínico Randomizado (ECR), a partir do desenvolvimento e aplicação de um protocolo semi-estruturado de psicoterapia em grupo online, baseado nos princípios da ACT, para o desenvolvimento de flexibilidade psicológica e manejo de ansiedade clinicamente relevante entre estudantes universitários no contexto da pandemia da COVID-19. Foram utilizados para comparação dos escores pré e pós intervenção os instrumentos CompACT, GAD-7, WHOQOL-Bref. A amostra final do estudo foi composta por 52 indivíduos, sendo 29 do grupo intervenção e 23 do grupo controle. Todas as análises foram realizadas por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento aumentou cerca de 34,3% os níveis de Flexibilidade Psicológica (p<0,001), 11,6% os níveis de qualidade de vida (p<0,001) e reduziu a sintomatologia ansiosa em 57,2% (p<0,001). Os resultados se mantiveram adequados no follow up de 6 meses, com um sutil aumento nos níveis de ansiedade. Os participantes do grupo controle não apresentaram mudanças significativas nos níveis de ansiedade (p=0,249) e flexibilidade psicológica (p=0,341), porém houve uma redução no escore de qualidade de vida (pré: 72,86; pós: 67,90; p=0,006), possivelmente em razão da pandemia. Estes resultados sugerem que a intervenção proposta foi efetiva promovendo aumento da flexibilidade psicológica, qualidade de vida e diminuição significativa dos níveis de ansiedade dos participantes. Além disso, evidenciou-se a importância da flexibilidade psicológica na promoção de saúde mental, o que sugere a realização de novos estudos sobre essa temática para explorar essa importante dimensão do processo psicoterapêutico.

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