Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Nível Mestrado), proposto pela Universidade Federal do Rio Grande, teve sua proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 20 de dezembro de 2018, durante a 182ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília. A primeira turma de Mestrado iniciou as suas atividades em agosto de 2019. Novas turmas ingressarão no 2 semestre do ano corrente. 

A criação do mestrado tem como objetivo a formação stricto sensu e pretende formar docentes e pesquisadores capazes de promover o avanço do conhecimento da Psicologia comprometido com o desenvolvimento social e comunitário.

Coordenação 2019-2023

Coordenação: Profa. Dra. Simone dos Santos Paludo 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação 2023-2025

Coordenação: Profa. Dra. Daniela Barsotti Santos 

Coordenação Adjunta: Profa. Dra. Beatriz Schmidt

 

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"Eu não sou daqui" : narrativas sobre os efeitos da imigração na subjetividade de estudantes universitários

Autor: Everton Brum Braga

O trabalho doravante apresentado, que faz parte de um estudo mais amplo, consorcial, propõe um estudo investigativo qualitativo, de caráter transdiciplinar e do tipo Pesquisa-Intervenção. A pesquisa está posicionada no campo da Psicologia Social junto à linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais, tendo por objetivo mapear e analisar as narrativas das experiências de imigração universitária de estudantes de graduação e os efeitos dessas experiências em suas subjetividades, sob uma perspectiva cartográfica. Dentre os conceitos mobilizados no estudo, destacam-se os de Narrativa, Subjetividade, Imigração, Experiência e Experiênciafeto, Saúde Mental e Imigração. Foram realizadas entrevistas narrativas, de modo remoto, com 10 estudantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da Análise Temática. Do processo de análise, emergiram discussões relacionadas: i) ao processo imigratório, ii) à saúde mental, iii) à pandemia de COVI-19, iv) aos fatores de proteção psicossocial e v) às transformações na subjetividade. Os dados produzidos apontaram a condição de estudante imigrante como uma população com características específicas relacionadas à saúde mental, que demandam um olhar e ações diferenciadas por parte da universidade. Os períodos da chegada à universidade, bem como os primeiros dois anos de experiência estudantil demandam maior atenção. Como fatores protetivos, destacaram-se o apoio familiar, o apoio institucional e o apoio social. O ingresso na universidade trouxe mudanças significativas e majoritariamente positivas na subjetividade dos participantes no decorrer da vivencia universitária. A partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se investimentos relacionados ao apoio psicossocial e material a esses estudantes, por parte da universidade. Recomenda-se a promoção de grupos de apoio social e psicológico, a aproximação da instituição com a família do estudante, a expansão e o melhoramento na oferta de auxílios estudantis, sobretudo no campo da saúde mental. Também, se sugere a promoção de programas institucionais de conscientização geral sobre as características e demandas especiais dos estudantes imigrantes, buscando a promoção da sensibilização e do acolhimento por parte de toda a comunidade universitária.

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