• Portal do Governo Brasileiro
Universidade
Federal do Rio Grande
  • Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • English
  • Español
  • Alto contraste
  • Mapa do Site


Logo
Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

PPG

  • PPGPsi no YouTube
  • Início
  • Apresentação
  • Artigos Publicados
  • Boas-vindas aos mestrandos!
  • Ciclo Letivo
  • Contato
  • Documentos
  • Atas
  • Docentes
  • Discentes
  • Dissertações e Teses
  • Editais
  • Estrutura Curricular
  • Infraestrutura
  • HAPPY SCIENCE PSI
  • Notícias
  • PPGPsi e a COVID-19
  • Catálogo Virtual de Fontes de Informação sobre Saúde Mental e Intervenções Psicológicas na Pandemia de COVID-19

Visite o portal da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
 
 
 
 
 
 
  • Você está aqui:  
  • Início >
  • Dissertações e Teses >
  • Sem categoria

PPG

  • PPGPsi no YouTube
  • Início
  • Apresentação
  • Artigos Publicados
  • Boas-vindas aos mestrandos!
  • Ciclo Letivo
  • Contato
  • Documentos
  • Atas
  • Docentes
  • Discentes
  • Dissertações e Teses
  • Editais
  • Estrutura Curricular
  • Infraestrutura
  • HAPPY SCIENCE PSI
  • Notícias
  • PPGPsi e a COVID-19
  • Catálogo Virtual de Fontes de Informação sobre Saúde Mental e Intervenções Psicológicas na Pandemia de COVID-19

Visite o portal da Universidade Federal do Rio Grande - FURG
 
 
 
 
 
 

Sem categoria

COMMUNITY PSYCHOLOGY AND PSYCHOSOCIAL PROCESSES: Development of investigations regarding theories, techniques and interventions in Community Psychology and Psychosocial Processes. Englobes quantitative, qualitative and/or mixed studies about individuals, groups and communities, pychological practices  and socials and public politics in the social assistance, health and education areas.

 

PROMOTION, CARE AND INTERVENTION IN HEALTH: Development of investigations regarding theories, techniques and interventions in Promotion, care and intervention in health. Englobes quantitative, qualitative and/or mixed studies about themes related to psychological care processes, interventions an promotion of health during th vital cicle. 

 

Research Groups

Soon

 

Projects

Soon

  • 13/04/2023
    08h33
    Notícia

    Denise Alcantara Aureliano

    "Estresse entre profissionais de saúde idosos/as durante a pandemia do covid-19 : uma revisão integrativa da literatura"

    Autora: Denise Alcantara Aureliano 

    A presente pesquisa visa analisar publicações sobre o estresse laboral entre profissionais da saúde, com destaque aos profissionais idosos(as) em meio à pandemia da Covid-19. Os/as profissionais de saúde enfrentam pressão psicológica e física por meio da exposição contínua à Covid-19, resultando em sofrimento emocional, sobrecarga de serviço e medo de contaminar a si e seus familiares, diante a uma situação que exige mais atenção e cuidados específicos. Sendo assim, parte dessa equipe corresponde a pessoas idosas emergidas em situações de estresse, seja na atenção primária, secundária ou terciária na linha de frente contra a Covid-19. Esse estudo foi motivada pela atuação laboral diária no enfrentamento da Covid-19, agregando em projetos de ensino da FURG. Logo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, através de artigos científicos buscados em bases de dados, como Pubmed, PsycINFO, LILACS e Index Psicologia. Os 169 estudos científicos encontrados diretamente nas bases de dados foram organizados em grupos/pastas com o gerenciador de referências EndNote Web, sendo que apenas 11 foram selecionados a partir dos critérios de elegibilidade. De modo geral, as mulheres apresentavam níveis de estresse maiores do que nos homens e as taxas de estresse variavam de leve a moderado. Nesse contexto, profissionais com filhos menores de 18 anos, casados e com menor tempo de experiência apresentavam maiores níveis de estresse. Espera-se que este estudo contribua no fomento de ações de promoção e cuidado da saúde do/a trabalhador/a do saúde, sobretudo, aos/as idosos/as que necessitam de mais atenção no atual contexto pandêmico.

    TEXTO COMPLETO

  • 03/10/2017
    13h34
    Notícia

    Discentes

     Turma de 2024

    Arthur Guadagnini Bigarella

    Cassian Marín Pereira Ramirez

    Catrine Mortola Santos

    Daiane Madeira Gomes

    Dhiulyane Farias Gomes Fuentes

    Juliano Delabary Vieira Alves

    Leonardo Roman Ultramari

    Lincoln Leal Ribeiro

    Luciano Silveira Pacheco de Medeiros

    Murilo Neves dos Santos

    Paula Daniele Dahmer Hahn

    Sophia Caldas de Souza

    Taffini Britto da Silva

    Thais Bastos Dutra

    Tiffani Gomes Cardozo

    Vithoria Garcia Lima

     

    Turma de 2023/2

    Clarice Gonçalves Pires Marques

    Claudia Mara Amaral da Silveira

    Geiselaine Pereira Dias

    Isabella Maciel Heemann

    Lara Irene Leite da Costa

    Laura Silva da Silva

    Maysa Pavani Hernandes

    Quezia Crispa Isnardi

    Raquel Soares Bonatto

    Rodrigo Esteves Borges

    Vivian de Oliveira Moraes

     

    Turma de 2023/1

    Eduarda Martins Lages

    Júlia Boanova Böhm

    Juliana Costa da Silva

    Mariana Adamoli Marques da Silva

     

    Turma de 2022

    Carolina Pontes Leonetti

    Fabricio Medeiros Ayres

    Julle Evangelista de Bittencourt

    Kassiano de Kássio Rosa da Silva

    Luciano Rodrigues Costa

    Mariana da Cunha Aires

    Roselaine Fabiane da Costa Soares

    Sarah Medeiros Tavoglieri

      

    Turma de 2021

    Angelina Pontes da Silva

    Daiane Melissa Flores Bibiano Pires

    Daniela Marques de Oliveira

    Débora Vasconscellos Klein

    Diênifer Kaus

    Gabriela Barlavento Goulart

    Jackson Pereira Cardoso

    Juliana Boeira Lemos

    Karen Gonçalves Côco

    Linda Crystin Figueira Magalhães

    Luciano Maffei Farias de Oliveira

    Manuella Gonçalves Vieira

    Paulla Amaral

    Rhandrea Lucas da Silveira

    Roberta Rodrigues

    Tarcis Murilo Sartor

    Uilames Lazaro da Silva

     

    Turma de 2019                                                Turma de 2020

    Calebe Mattos Garcia Da Rosa                                                   Alessandro Souza Dytz

    Denise Alcantara Aureliano                                                          Alice Monte Negro de Paiva

    Everton Brum Braga                                                                           Andressa Silveira da Silva

    Fernando Rodrigues Dos Santos                                                 Isabel Cristina Furtado Silveira

    Graziela Silva Rodrigues                                                                  Jaciana Marlova Gonçalves Araujo

    Isadora Deamici Da Silveira Araujo                                            Luiz Eduardo Nobre dos Santos

    Laíslaine Costa Fernandes                                                                 Raimundo Bittencourt de Almeida

    Leonardo Das Neves Leal                                                                 Sara Pereira Esedin

    Mônica Cardoso Reguffe                                                                 Stella Santos Junqueira

    Sylvia Tavares Barum

    Tatiane Coelho Amaral

    Confira, através do link, o guia do estudante estrangeiro.

     

     

  • 03/10/2017
    13h28
    Notícia

    Docentes

    Permanentes

    Linha de pesquisa “Psicologia Comunitária e processos psicossociais”

    Dra. Airi Sacco - Currículo Lattes

    Dra. Geruza Tavares D’Ávila - Currículo Lattes

    Dr. João Centurion Cabral - Currículo Lattes

    Dra. Rita de Cássia Maciazeki Gomes - Currículo Lattes

    Dra. Simone dos Santos Paludo - Currículo Lattes

     

    Linha de pesquisa “Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde”

    Dra. Beatriz Schmidt - Currículo Lattes

    Dra. Daniela Barsotti Santos - Currículo Lattes

    Dr. Lucas Neiva-Silva - Currículo Lattes

     

     

    Colaboradores

     Linha de pesquisa “Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde”

    Dr. Lauro Demenech - Currículo Lattes

     

    Visitantes

    Dra. Helen Barbosa dos Santos - Curriculo Lattes

  • 03/10/2017
    13h32
    Notícia

    Documentos

  • 03/10/2017
    13h31
    Notícia

    Editais

     

     
     
  • 26/11/2021
    02h43
    Notícia

    Editais

    Ingresso Regular

    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2019
    Edital de Selecao Discente PPGPsi 2020
    Edital de Seleção Discente  PPGPsi 2021
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2021 - ERRATA
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2022
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2022 Edital CAPES 12/2022 Família e Políticas Públicas no Brasil II
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2023
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2024

     

    Estágio Pós-doutoral

    Regulamento do Estágio Pós Doutoral

     

    Editais para Professor Visitante

    Edital de Seleção Simplificada para Professor Visitante 2020

    Edital RETIFICADO de Seleção Simplificada para Professor Visitante 2023

     

    Editais para Credenciamento e Recredenciamento de Docentes

    Edital interno e simplificado para credenciamento de docentes

    Edital 01/2025 Processo Seletivo para credenciamento de docente permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia – 2025

     

    Resultado do Edital 01/2023 
    Docentes aprovados: 
    Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais: Dr. João Carlos Centurião Rodrigues Cabral - Nota final: 34,5 pontos  
    Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde: Dr. Lauro Miranda Demenech - Nota final: 94 pontos

     

    Editais Passados 

    Edital de Consulta Pública para Coordenação do PPGPsi
    Edital de credenciamento docente PPGPsi19

     

    Bolsas de Estudo 

     

    Edital 02/2024 Processo Seletivo Interno e Simplificado para a concessão de bolsas de estudo

     

    EDITAL 01/2022 

    Resultado

    1. ANDRESSA SILVEIRA DA SILVA - 7,90
    2. RHANDREA LUCAS DA SILVEIRA - 7,10
    3. LINDA MAGALHÃES -  6,47
    4. KASSINO DE KÁSSIO ROSA DA SILVA  - 5,97
    5. SARAH MEDEIROS TAVOGLIERI - 5,40

      

    EDITAL 01/2022: clique aqui

    EDITAL 01/2021: clique aqui
    EDITAL 01/2020: clique aqui

     

    Alunos Especiais

    No momento, o PPG-Psi não irá ofertar vagas para aluno especial. 

     

     

     

     

  • 03/10/2017
    13h26
    Notícia

    Estrutura Curricular

    DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

    Métodos Quantitativos

    Créditos: 2

    Caráter: Obrigatória

    Ementa: Pressupostos epistemológicos da pesquisa quantitativa. Delineamentos da pesquisa quantitativa, seus princípios éticos e rigor metodológico. Planejamento, organização e técnicas quantitativas de coleta de dados. Tratamento, análise de dados quantitativos e uso do softwares. Testes estatísticos paramétricos e não paramétricos. Características, vantagens e limitações da pesquisa quantitativa em psicologia. Divulgação da pesquisa quantitativa.  

    Métodos Qualitativos

    Créditos: 2

    Caráter: Obrigatória 

    Ementa: Pressupostos epistemológicos da pesquisa qualitativa. Delineamentos da pesquisa qualitativa, seus princípios éticos e rigor metodológico. Planejamento, organização e técnicas qualitativas de coleta de dados. Tratamento, análise de dados qualitativos e uso do softwares. Características, vantagens e limitações da pesquisa qualitativa em psicologia. Divulgação da pesquisa qualitativa.  

    Orientação de Dissertação II

    Créditos: 2

    Caráter: Obrigatória

    Ementa: Desenvolvimento de atividades relativas a finalização do projeto de pesquisa e preparação para o exame de qualificação.

    Orientação de Dissertação IV

    Créditos: 2

    Caráter: Obrigatória

    Ementa: Desenvolvimento de atividades relativas a finalização da dissertação. 

    Seminários Teóricos Avançados em Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais 

    Créditos: 4

    Caráter: Obrigatória para mestrandos matriculados na linha - Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais

    Ementa: Temas avançados em Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais. Discussão de aspectos teóricos e metodológicos. Pesquisas e intervenções e suas relações com as políticas públicas da saúde, da assistência social e da educação. 

    Seminários Teóricos Avançados em Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde

    Créditos: 4

    Caráter: Obrigatória para mestrandos matriculados na linha Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde

    Ementa: Temas avançados em Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde. Discussão de aspectos teóricos e metodológicos. Pesquisas e modelos de intervenção em saúde. 

    Prática Docente em Psicologia (obrigatória apenas para alunos bolsistas)

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva

    Ementa: Planejamento, desenvolvimento e condução de uma disciplina da área da Psicologia no ensino universitário. Discussão de procedimentos metodológicos e didáticos relevantes para a preparação para a docência.

    DISCIPLINAS ELETIVAS:

    Seminários de Pesquisa 

    Créditos: 4

    Caráter: Eletiva 

    Ementa: Apresentação de pesquisas produzidas na Psicologia e áreas afins e discussão dos aspectos teóricos, metodológicos e éticos.

    Orientação de Dissertação I

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva 

    Ementa: Desenvolvimento de atividades relativas a redação do projeto de pesquisa. 

    Orientação de Dissertação III

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva 

    Ementa: Desenvolvimento de atividades relativas a coleta, análise de dados e redação da dissertação. 

    Oficina de Redação Científica

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva 

    Ementa: Apresentação das etapas do processo de elaboração de um artigo científico. Planejamento, organização e escrita de um artigo. 

     

    Disciplinas eletivas que buscam ofertar maior especialidade nas linhas do PPG-Psi:

    LINHA - PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS 

    Psicologia e Saúde Coletiva

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva (oferecida para a linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais)

    Ementa: Apresentação dos pressupostos filosóficos, históricos e sociais relacionados às Políticas de Saúde no Brasil. O Sistema Único de Saúde e a Saúde Coletiva. Análise das teorias de educação, dos programas, estratégias e ações de planejamento e avaliação em saúde, desenvolvidos com vistas à assistência, gestão, formação e participação social, considerando aspectos de interdisciplinaridade e humanização no SUS. 

    Pesquisas em Psicologia Comunitária e Políticas Públicas

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva (oferecida para a linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais)

    Ementa: Apresentação dos pressupostos filosóficos, históricos e sociais relacionados as práticas psicológicas comunitárias e sociais e seus efeitos no campo das Politicas Públicas.

    Psicologia e direitos humanos

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva (oferecida para a linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais)

    Ementa:  Definição e história dos direitos humanos e dos direitos da criança e do adolescente. Principais tipos de violação desses direitos. O papel da psicologia na promoção dos direitos humanos. 

    LINHA - PROMOÇÃO, CUIDADO E INTERVENÇÃO EM SAÚDE

    Pesquisas em Psicologia e Saúde 

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva (oferecida a linha 2 - Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde)

    Ementa: História, fundamentos e tendências em Psicologia e Saúde. Perspectivas críticas em Psicologia e saúde. Psicologia social e saúde. A construção social do processo saúde-doença. Abordagens de pesquisa em Psicologia e Saúde- epistemologias e métodos. 

    Sexualidades e gênero: aspectos teóricos e abordagens de pesquisa

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva (oferecida a linha 2 - Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde)

    Ementa: Aspectos históricos e conceituais sobre sexualidades e gênero. Saúde Sexual e Reprodutiva. Direitos Sexuais e Reprodutivos. Desafios teórico-metodológicos aos processos de investigação em gênero, sexualidade e saúde. O uso métodos qualitativos, quantitativos e mistos nas pesquisas sexuais.

    Temperamento e Personalidade: teoria, mensuração e diferenças individuais 

    Créditos: 2

    Caráter: Eletiva (oferecida a linha 2 - Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde)

    Explorar os principais modelos contemporâneos sobre temperamento e personalidade e os instrumentos de avaliação psicológica que visam avaliar os construtos delimitados pelos modelos. Ainda, pretende-se estudar com traços de temperamento e personalidade se articulam com diferenças individuais relacionadas a diferentes desfechos de saúde: bem-estar, doenças físicas e transtornos mentais. 

     

  • 04/07/2022
    16h50
    Notícia

    Everton Brum Braga

    "Eu não sou daqui" : narrativas sobre os efeitos da imigração na subjetividade de estudantes universitários

    Autor: Everton Brum Braga

    O trabalho doravante apresentado, que faz parte de um estudo mais amplo, consorcial, propõe um estudo investigativo qualitativo, de caráter transdiciplinar e do tipo Pesquisa-Intervenção. A pesquisa está posicionada no campo da Psicologia Social junto à linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais, tendo por objetivo mapear e analisar as narrativas das experiências de imigração universitária de estudantes de graduação e os efeitos dessas experiências em suas subjetividades, sob uma perspectiva cartográfica. Dentre os conceitos mobilizados no estudo, destacam-se os de Narrativa, Subjetividade, Imigração, Experiência e Experiênciafeto, Saúde Mental e Imigração. Foram realizadas entrevistas narrativas, de modo remoto, com 10 estudantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da Análise Temática. Do processo de análise, emergiram discussões relacionadas: i) ao processo imigratório, ii) à saúde mental, iii) à pandemia de COVI-19, iv) aos fatores de proteção psicossocial e v) às transformações na subjetividade. Os dados produzidos apontaram a condição de estudante imigrante como uma população com características específicas relacionadas à saúde mental, que demandam um olhar e ações diferenciadas por parte da universidade. Os períodos da chegada à universidade, bem como os primeiros dois anos de experiência estudantil demandam maior atenção. Como fatores protetivos, destacaram-se o apoio familiar, o apoio institucional e o apoio social. O ingresso na universidade trouxe mudanças significativas e majoritariamente positivas na subjetividade dos participantes no decorrer da vivencia universitária. A partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se investimentos relacionados ao apoio psicossocial e material a esses estudantes, por parte da universidade. Recomenda-se a promoção de grupos de apoio social e psicológico, a aproximação da instituição com a família do estudante, a expansão e o melhoramento na oferta de auxílios estudantis, sobretudo no campo da saúde mental. Também, se sugere a promoção de programas institucionais de conscientização geral sobre as características e demandas especiais dos estudantes imigrantes, buscando a promoção da sensibilização e do acolhimento por parte de toda a comunidade universitária.

    TEXTO COMPLETO

  • 15/10/2021
    17h14
    Notícia

    Feliz dia dos professores!

  • 10/02/2022
    09h28
    Notícia

    Graziela Silva Rodrigues

    Transição universidade-mercado de trabalho : sentidos atribuídos pelos formandos

     

    Autora: Graziela Silva Rodrigues (Currículo Lattes)

    Resumo

    Esta pesquisa disserta sobre o objetivo de compreender os sentidos atribuídos pelos formandos à transição universidade - mercado de trabalho. A compreensão do processo de construção de sentidos se deu a partir da abordagem teórica da Psicologia Sócio-Histórica (PSH). O desenvolvimento da pesquisa foi perpassado pelo fenômeno da pandemia da COVID-19, que gerou adaptações nos contextos estudados, a universidade e o mercado de trabalho. O estudo é composto por caráter metodológico qualitativo e o instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado composto por questões guias. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos relatos de (6) estudantes formandos, originando três (3) núcleos de se sentidos: (1) Ser universitário: a realização da escolha, vivências e concepções da graduação, (2) Ser Formando: Processos para a saída universidade e (3) Entre ser formando e a inserção no mercado de trabalho: Repercussões da formação sobre as concepções e práticas de acesso ao mercado de trabalho. Como principais sentidos da transição da universidade para o mercado de trabalho estão a exaustão e a satisfação por estarem no final do curso, as incertezas sobre o mercado de trabalho, a demanda por apoio da universidade para esse processo de saída da graduação e nesse período pandêmico, as adaptações nas experiências e nos planos para o futuro laboral dos formando entrevistados.

    TEXTO COMPLETO

  • Anterior
  • 1
  • 2
  • 3
  • Próximo
Voltar para o topo
PPG
PPGPsi no YouTube
Início
Apresentação
Artigos Publicados
Boas-vindas aos mestrandos!
Ciclo Letivo
Contato
Documentos
Atas
Docentes
Discentes
Dissertações e Teses
Editais
Estrutura Curricular
Infraestrutura
HAPPY SCIENCE PSI
Notícias
PPGPsi e a COVID-19
Catálogo Virtual de Fontes de Informação sobre Saúde Mental e Intervenções Psicológicas na Pandemia de COVID-19
 
 
Redes Sociais
Facebook
YouTube
Instagram