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COMMUNITY PSYCHOLOGY AND PSYCHOSOCIAL PROCESSES: Development of investigations regarding theories, techniques and interventions in Community Psychology and Psychosocial Processes. Englobes quantitative, qualitative and/or mixed studies about individuals, groups and communities, pychological practices and socials and public politics in the social assistance, health and education areas.
PROMOTION, CARE AND INTERVENTION IN HEALTH: Development of investigations regarding theories, techniques and interventions in Promotion, care and intervention in health. Englobes quantitative, qualitative and/or mixed studies about themes related to psychological care processes, interventions an promotion of health during th vital cicle.
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15/09/202101h12Notícia
HAPPY SCIENCE PSI
Primeiro Happy Science Psi
No dia 20 de agosto de 2021, foi lançado o projeto "Happy Science Psi” do PPGPsi, que, neste primeiro encontro, contou com a presença do psicólogo doutorando Mikael Correa. Foi uma conversa animada e com bastante interação, se você perdeu esse encontro, assista ao vídeo abaixo.
Assista ao 1º encontro do Happy Science Psi aqui.
Segundo Happy Science Psi
O segundo encontro do Happy Science Day foi no dia 27 de setembro de 2021, quando tivemos a oportunidade de conversar mais uma vez sobre a vida de pós-graduando.
Nossa convidada é Camila Trindade, psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP - UFSC) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia, pela Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Social e Psicologia Social do Trabalho.
Terceiro Happy Science Psi
O terceiro encontro do Happy Science Psi foi no dia 22 de outubro de 2021.Nosso convidado do terceiro encontro foi Lauro Miranda, psicólogo graduado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Lauro é também Mestre em Saúde Pública pela mesma universidade, além de ser, atualmente, Doutorando em Ciências da Saúde pela FURG. Trabalha no Centro de Atendimentos Psicológicos do Curso de Psicologia (CAP-FURG), também atuando como pesquisador do Centro de Estudos Sobre Risco e Saúde (CERIS). É professor da Pós-Graduação lato sensu Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB - FURG) e ao Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE - FURG). Também trabalha com desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades acadêmicas de alto desempenho de alunos e professores no Grupo Educacional Veiga, na cidade de Pelotas/RS.Assista ao 3º Happy Science Psi aquiQuarto Happy Science Psi
O quarto encontro do Happy Science Psi foi no dia 19 de novembro de 2021.Nossa convidada da vez é Marina Carpena. Ela é psicóloga egressa da FURG, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De 2012 a 2015 foi vinculada ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia Clínica e da Saúde (LEPECS/FURG), no qual realizou grupo de estudos, pesquisa e extensão na área da saúde. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (UFPel), colaboradora no grupo de pesquisa Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Grupo de Pesquisa e Inovação em Saúde (GPIS/FURG).Assista ao 4º Happy Science Psi aqui. -
03/10/201713h29Notícia
Infraestrutura
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia está inserido nas dependências do Prédio da Psicologia, no Campus Carreiros, da Universidade Federal do Rio Grande. O prédio conta com uma estrutura física adequada e inclui 5 salas de aula, 1 auditório, 15 salas de permanência de todos os docentes do curso de Psicologia, laboratórios de ensino, laboratório de informática, laboratórios de pesquisa, o espaço do Serviço-escola de Psicologia e o Diretório Acadêmico do curso de Psicologia. O prédio atende todos os critérios de acessibilidade e possui núcleos especializados no atendimento e inclusão de pessoas.
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04/01/202308h59Notícia
Isadora Deamici da Silveira
"Resiliência em estudantes universitários expostos à violência durante a infância e adolescência"
Autora: Isadora Deamici da Silveira
O objetivo geral desta dissertação foi avaliar a resiliência em estudantes universitários que foram expostos à violência nos primeiros 18 anos de vida. Compreender como as situações de estresse anteriores afetaram os indivíduos pode indicar como eles irão gerenciar as situações desafiadoras no futuro. A manutenção da resiliência é responsável não só pelo bom funcionamento cognitivo, mas também pela manutenção da saúde mental, o que reforça a importância de investigar o fenômeno e identificar possíveis trajetórias adaptativas de desenvolvimento. Para atender ao objetivo geral, a dissertação foi composta por três estudos. O primeiro trata de um estudo teórico que teve como objetivo realizar uma revisão integrativa para compreender como a psicologia brasileira tem investigado a temática da resiliência através do levantamento de publicações em português. O segundo e o terceiro artigo são estudos empíricos desenvolvidos a partir de um consórcio de pesquisa formado por mestrandos e orientadores do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o objetivo de avaliar as vivências dos estudantes universitários brasileiros dentro e fora do contexto universitário. Os dados foram coletados através de uma survey online, e participaram da pesquisa estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados em uma universidade pública ou privada, que estavam cursando graduação ou pós-graduação, em qualquer período de seus respectivos cursos. A amostra final contou com 1005 estudantes que responderam todas as escalas e cumpriram os critérios para inclusão na pesquisa. O segundo artigo avaliou a resiliência em estudantes universitários expostos e não expostos a violência nos primeiros 18 anos de vida através da escala de resiliência Connor-Davidson (CD-RISC-10) e de perguntas que buscavam investigar situações de violência sofridas nos primeiros 18 anos de vida. Os escores de resiliência mais altos foram mais prevalentes entre as pessoas maiores de 30 anos e a exposição a violência nos primeiros 18 anos de vida parece não configurar um fator determinante ou contribuinte da maior ou menor resiliência. O terceiro visou a responder como a presença de um adulto de confiança se relaciona com a resiliência neste mesmo grupo. Entre os resultados encontrados, destaca-se a presença do adulto de confiança nos primeiros 18 anos de vida como associado a desfechos positivos de resiliência na vida adulta, bem como achados que se somam à literatura dos aspectos sociodemográficos relacionados à resiliência.
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04/04/202214h43Notícia
Leonardo das Neves Leal
A relação entre o apoio social e a saúde sexual na percepção de jovens universitários LGBT em um estudo qualitativo
Autor: Leonardo das Neves Leal
Resumo
O presente estudo objetivou investigar a relação entre a saúde sexual e do apoio social na percepção de jovens brasileiros universitários que se identificam enquanto LGBT. A saúde sexual é a interface da saúde que abarca os componentes ligados à vivência da sexualidade sem coerção e violência. Enquanto o apoio social é o auxílio de outras pessoas para satisfazer necessidades e superar dificuldades (emocional, instrumental, informativo), importante em pessoas que vivenciam sexualidades não-hegemônicas marcadas pelo estigma sexual e discriminação. A pesquisa foi construído na perspectiva do Construcionismo Social e utilizou-se o método qualitativo emprego da técnica de grupo-focal na modalidade virtual para compreender as percepções dos participantes. O grupo-focal foi composto de dez pessoas, sete homens e três mulheres, idade média de 23 anos e o participantes identificavam-se como gays, bissexuais e pansexual. Analisou-se o material a partir da Análise Temática de Braun e Clark, e os principais resultados foram a compreensão de saúde sexual enquanto infecções e doenças sexualmente transmissíveis; estigmatização do HIV/aids para homens gays e bissexuais, e invisibilidade de sexualidade feminina; a universidade enquanto momento importante para construção de novos referenciais de sexualidade e liberdade; o apoio social foi descrito como essencial, idealmente vindo do ambiente familiar, porém encontrado em outros lugares (família, comunidade LGBT, mídias digitais). Por fim, conclui-se que tanto o apoio emocional, quanto o apoio informativo sobre sexualidade foram aspectos importantes ou desejados pelos participantes. Sugerem-se estudos que focalizem na percepção de pessoas transexuais e outros grupos etários diferentes da juventude.
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24/02/202509h24Notícia
MATRÍCULAS PPGPsi 1/2025 - 24/02 até 28/02
O período de matrículas nas disciplinas do PPGPsi acontecerá entre os dias 24 de fevereiro a 28 de fevereiro.As matrículas acontecem de forma online, via sistemas.furg.br. Um guia com instruções para matrícula pode ser acessado aqui.Mesmo nos casos de quem está para defender ou já defendeu, mas ainda não cumpriu todos os requisitos pro diploma (ou ainda não recebeu e-mail informando que o pedido de diploma foi enviado para a DIPOSG) ela se faz necessária. No caso de apenas precisar manter o vínculo, é recomendada a matrícula na disciplina "10236P Dissertação (Psicologia Me)".É importante que os discentes conversem com seus orientadores sobre as disciplinas pertinentes para vocês cursarem, principalmente em outros PPGs, visto que o pedido para essas também acontece via sistemas.furg.br hoje em dia (no campo de "Matrícula Complementar").As aulas terão início no dia 24/03/2025. -
03/10/201713h26Notícia
Pesquisa
Linhas de Pesquisa
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS:Desenvolvimento de investigações voltadas as questões relacionadas a teorias, técnicas e intervenções em Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais. Abrange estudos quantitativos, qualitativos e/ou mistos voltados a temáticas relacionadas a indivíduos, grupos e comunidades, práticas psicológicas e sociais e políticas públicas na área da assistência social, saúde, educação, dentre outras.
PROMOÇÃO, CUIDADO E INTERVENÇÃO EM SAÚDE: Desenvolvimento de investigações voltadas as questões relacionadas a teorias, técnicas e intervenções em Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde.Abrange estudos quantitativos, qualitativos e/ou mistos voltados a temáticas relacionadas a processos de cuidado psicológico, intervenções e promoção da saúde ao longo do ciclo vital.
Grupos de Pesquisa
Em breve
Projetos
Em breve
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15/09/202101h32Notícia
PPGPsi e a COVID-19
Aqui você encontrará links para vídeos que contam com as falas de professores do PPGPsi em relação ao tema da COVID-19.
Entrevista com a Profª Drª Beatriz Schmidt, sobre perdas e luto
Entrevista com a Profª Drª Simone Paludo, sobre Práticas de Cuidado em Famílias
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27/07/202117h44Notícia
Próximas dissertações
"A RELAÇÃO ENTRE O APOIO SOCIAL E A SAÚDE SEXUAL NA PERCEPÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS LGBT EM UM ESTUDO QUALITATIVO", dissertação do Mestrando Leonardo das Neves Leal, orientado pela Profª Drª Daniela Barsotti Santos - FURG. A dissertação acontecerá no dia 26 de Outubro de 2021, às 9h, través deste link.
"Transição universidade-mercado de trabalho: sentidos atribuídos por formandos", dissertação da Mestranda Graziela Silva Rodrigues, orientada pela Profª Drª Geruza Tavares D'Avila - FURG. A dissertação acontecerá no dia 05 de Novembro de 2021, às 10h, através deste link.
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28/03/202310h22Notícia
Raimundo Bittencourt de Almeida
"Terapia de aceitação e compromisso (ACT) em grupo online para o manejo de ansiedade entre universitários no contexto da pandemia da Covid-19 : um ensaio clínico randomizado"
Autor: Raimundo Bittencourt de Almeida
Diante das mudanças e desafios impostos pela pandemia da COVID-19, houve um aumento no sofrimento psicológico da população, em especial entre estudantes universitários. O objetivo geral deste estudo é realizar um Ensaio Clínico Randomizado (ECR), a partir do desenvolvimento e aplicação de um protocolo semi-estruturado de psicoterapia em grupo online, baseado nos princípios da ACT, para o desenvolvimento de flexibilidade psicológica e manejo de ansiedade clinicamente relevante entre estudantes universitários no contexto da pandemia da COVID-19. Foram utilizados para comparação dos escores pré e pós intervenção os instrumentos CompACT, GAD-7, WHOQOL-Bref. A amostra final do estudo foi composta por 52 indivíduos, sendo 29 do grupo intervenção e 23 do grupo controle. Todas as análises foram realizadas por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento aumentou cerca de 34,3% os níveis de Flexibilidade Psicológica (p<0,001), 11,6% os níveis de qualidade de vida (p<0,001) e reduziu a sintomatologia ansiosa em 57,2% (p<0,001). Os resultados se mantiveram adequados no follow up de 6 meses, com um sutil aumento nos níveis de ansiedade. Os participantes do grupo controle não apresentaram mudanças significativas nos níveis de ansiedade (p=0,249) e flexibilidade psicológica (p=0,341), porém houve uma redução no escore de qualidade de vida (pré: 72,86; pós: 67,90; p=0,006), possivelmente em razão da pandemia. Estes resultados sugerem que a intervenção proposta foi efetiva promovendo aumento da flexibilidade psicológica, qualidade de vida e diminuição significativa dos níveis de ansiedade dos participantes. Além disso, evidenciou-se a importância da flexibilidade psicológica na promoção de saúde mental, o que sugere a realização de novos estudos sobre essa temática para explorar essa importante dimensão do processo psicoterapêutico.
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03/10/201713h35Notícia