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Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

PPG

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  • 24/02/2025
    09h24
    Notícia

    MATRÍCULAS PPGPsi 1/2025 - 24/02 até 28/02

    O período de matrículas nas disciplinas do PPGPsi acontecerá entre os dias 24 de fevereiro a 28 de fevereiro.
     
    As matrículas acontecem de forma online, via sistemas.furg.br. Um guia com instruções para matrícula pode ser acessado aqui.
     
    Mesmo nos casos de quem está para defender ou já defendeu, mas ainda não cumpriu todos os requisitos pro diploma (ou ainda não recebeu e-mail informando que o pedido de diploma foi enviado para a DIPOSG) ela se faz necessária. No caso de apenas precisar manter o vínculo, é recomendada a matrícula na disciplina "10236P Dissertação (Psicologia Me)".
     
    Grade de horário das disciplinas deste semestre
     
    É importante que os discentes conversem com seus orientadores sobre as disciplinas pertinentes para vocês cursarem, principalmente em outros PPGs, visto que o pedido para essas também acontece via sistemas.furg.br hoje em dia (no campo de "Matrícula Complementar"). 
     
     
     
    As aulas terão início no dia 24/03/2025.
  • 30/08/2024
    10h32
    Notícia

     DIVULGAÇÃO: EDITAL Nº 01/2024 - SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM PSICOLOGIA - RESULTADO FINAL DA ETAPA 1: MEMORIAL E AGENDAMENTO DA ETAPA 2: ENTREVISTA - ERRATA

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e a Comissão de Seleção divulgam o documento de Agendamento da Etapa 2: Entrevista - ERRATA,  que encontra disponível no SIPOSG  e aqui.

     

  • 28/08/2024
    17h56
    Notícia

     DIVULGAÇÃO: EDITAL Nº 01/2024 - SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM PSICOLOGIA - RESULTADO FINAL DA ETAPA 1: MEMORIAL E AGENDAMENTO DA ETAPA 2: ENTREVISTA

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e a Comissão de Seleção divulgam o Resultado Final da Etapa 1: Memorial do Edital nº 01/2024 - Seleção para Ingresso no Mestrado em Psicologia. O documento pode ser conferido no SIPOSG e aqui.

    O documento de Agendamento da Etapa 2: Entrevista também se encontra disponível no SIPOSG  e aqui.

     

  • 26/10/2023
    08h20
    Notícia

    Atas

    Atas das Reuniões do Colegiado do PPGPsi

    2023

    Ata 13/09/2023

    Ata 18/10/2023

    Ata 08/11/2023

    Ata 10/11/2023 - Reunião Extraordinária

    Ata 13/12/2023

    2024

     Ata 01/2024

    Ata 02/2024

    Ata 03/224

    Ata 04/2024

    Ata 05/2024

    Ata 06/2024

    Ata 07/2024

    2025

    Ata 01/2025

    Ata 02/2025

    Ata 03/2025

    Ata 04/2025

    Ata 05/2025

  • 13/04/2023
    08h33
    Notícia

    Denise Alcantara Aureliano

    "Estresse entre profissionais de saúde idosos/as durante a pandemia do covid-19 : uma revisão integrativa da literatura"

    Autora: Denise Alcantara Aureliano 

    A presente pesquisa visa analisar publicações sobre o estresse laboral entre profissionais da saúde, com destaque aos profissionais idosos(as) em meio à pandemia da Covid-19. Os/as profissionais de saúde enfrentam pressão psicológica e física por meio da exposição contínua à Covid-19, resultando em sofrimento emocional, sobrecarga de serviço e medo de contaminar a si e seus familiares, diante a uma situação que exige mais atenção e cuidados específicos. Sendo assim, parte dessa equipe corresponde a pessoas idosas emergidas em situações de estresse, seja na atenção primária, secundária ou terciária na linha de frente contra a Covid-19. Esse estudo foi motivada pela atuação laboral diária no enfrentamento da Covid-19, agregando em projetos de ensino da FURG. Logo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, através de artigos científicos buscados em bases de dados, como Pubmed, PsycINFO, LILACS e Index Psicologia. Os 169 estudos científicos encontrados diretamente nas bases de dados foram organizados em grupos/pastas com o gerenciador de referências EndNote Web, sendo que apenas 11 foram selecionados a partir dos critérios de elegibilidade. De modo geral, as mulheres apresentavam níveis de estresse maiores do que nos homens e as taxas de estresse variavam de leve a moderado. Nesse contexto, profissionais com filhos menores de 18 anos, casados e com menor tempo de experiência apresentavam maiores níveis de estresse. Espera-se que este estudo contribua no fomento de ações de promoção e cuidado da saúde do/a trabalhador/a do saúde, sobretudo, aos/as idosos/as que necessitam de mais atenção no atual contexto pandêmico.

    TEXTO COMPLETO

  • 28/03/2023
    10h22
    Notícia

    Raimundo Bittencourt de Almeida

    "Terapia de aceitação e compromisso (ACT) em grupo online para o manejo de ansiedade entre universitários no contexto da pandemia da Covid-19 : um ensaio clínico randomizado"

    Autor:  Raimundo Bittencourt de Almeida

    Diante das mudanças e desafios impostos pela pandemia da COVID-19, houve um aumento no sofrimento psicológico da população, em especial entre estudantes universitários. O objetivo geral deste estudo é realizar um Ensaio Clínico Randomizado (ECR), a partir do desenvolvimento e aplicação de um protocolo semi-estruturado de psicoterapia em grupo online, baseado nos princípios da ACT, para o desenvolvimento de flexibilidade psicológica e manejo de ansiedade clinicamente relevante entre estudantes universitários no contexto da pandemia da COVID-19. Foram utilizados para comparação dos escores pré e pós intervenção os instrumentos CompACT, GAD-7, WHOQOL-Bref. A amostra final do estudo foi composta por 52 indivíduos, sendo 29 do grupo intervenção e 23 do grupo controle. Todas as análises foram realizadas por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento aumentou cerca de 34,3% os níveis de Flexibilidade Psicológica (p<0,001), 11,6% os níveis de qualidade de vida (p<0,001) e reduziu a sintomatologia ansiosa em 57,2% (p<0,001). Os resultados se mantiveram adequados no follow up de 6 meses, com um sutil aumento nos níveis de ansiedade. Os participantes do grupo controle não apresentaram mudanças significativas nos níveis de ansiedade (p=0,249) e flexibilidade psicológica (p=0,341), porém houve uma redução no escore de qualidade de vida (pré: 72,86; pós: 67,90; p=0,006), possivelmente em razão da pandemia. Estes resultados sugerem que a intervenção proposta foi efetiva promovendo aumento da flexibilidade psicológica, qualidade de vida e diminuição significativa dos níveis de ansiedade dos participantes. Além disso, evidenciou-se a importância da flexibilidade psicológica na promoção de saúde mental, o que sugere a realização de novos estudos sobre essa temática para explorar essa importante dimensão do processo psicoterapêutico.

    TEXTO COMPLETO

  • 04/01/2023
    08h59
    Notícia

    Isadora Deamici da Silveira

    "Resiliência em estudantes universitários expostos à violência durante a infância e adolescência"

    Autora: Isadora Deamici da Silveira

    O objetivo geral desta dissertação foi avaliar a resiliência em estudantes universitários que foram expostos à violência nos primeiros 18 anos de vida. Compreender como as situações de estresse anteriores afetaram os indivíduos pode indicar como eles irão gerenciar as situações desafiadoras no futuro. A manutenção da resiliência é responsável não só pelo bom funcionamento cognitivo, mas também pela manutenção da saúde mental, o que reforça a importância de investigar o fenômeno e identificar possíveis trajetórias adaptativas de desenvolvimento. Para atender ao objetivo geral, a dissertação foi composta por três estudos. O primeiro trata de um estudo teórico que teve como objetivo realizar uma revisão integrativa para compreender como a psicologia brasileira tem investigado a temática da resiliência através do levantamento de publicações em português. O segundo e o terceiro artigo são estudos empíricos desenvolvidos a partir de um consórcio de pesquisa formado por mestrandos e orientadores do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o objetivo de avaliar as vivências dos estudantes universitários brasileiros dentro e fora do contexto universitário. Os dados foram coletados através de uma survey online, e participaram da pesquisa estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados em uma universidade pública ou privada, que estavam cursando graduação ou pós-graduação, em qualquer período de seus respectivos cursos. A amostra final contou com 1005 estudantes que responderam todas as escalas e cumpriram os critérios para inclusão na pesquisa. O segundo artigo avaliou a resiliência em estudantes universitários expostos e não expostos a violência nos primeiros 18 anos de vida através da escala de resiliência Connor-Davidson (CD-RISC-10) e de perguntas que buscavam investigar situações de violência sofridas nos primeiros 18 anos de vida. Os escores de resiliência mais altos foram mais prevalentes entre as pessoas maiores de 30 anos e a exposição a violência nos primeiros 18 anos de vida parece não configurar um fator determinante ou contribuinte da maior ou menor resiliência. O terceiro visou a responder como a presença de um adulto de confiança se relaciona com a resiliência neste mesmo grupo. Entre os resultados encontrados, destaca-se a presença do adulto de confiança nos primeiros 18 anos de vida como associado a desfechos positivos de resiliência na vida adulta, bem como achados que se somam à literatura dos aspectos sociodemográficos relacionados à resiliência.

    TEXTO COMPLETO

  • 04/07/2022
    16h50
    Notícia

    Everton Brum Braga

    "Eu não sou daqui" : narrativas sobre os efeitos da imigração na subjetividade de estudantes universitários

    Autor: Everton Brum Braga

    O trabalho doravante apresentado, que faz parte de um estudo mais amplo, consorcial, propõe um estudo investigativo qualitativo, de caráter transdiciplinar e do tipo Pesquisa-Intervenção. A pesquisa está posicionada no campo da Psicologia Social junto à linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais, tendo por objetivo mapear e analisar as narrativas das experiências de imigração universitária de estudantes de graduação e os efeitos dessas experiências em suas subjetividades, sob uma perspectiva cartográfica. Dentre os conceitos mobilizados no estudo, destacam-se os de Narrativa, Subjetividade, Imigração, Experiência e Experiênciafeto, Saúde Mental e Imigração. Foram realizadas entrevistas narrativas, de modo remoto, com 10 estudantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da Análise Temática. Do processo de análise, emergiram discussões relacionadas: i) ao processo imigratório, ii) à saúde mental, iii) à pandemia de COVI-19, iv) aos fatores de proteção psicossocial e v) às transformações na subjetividade. Os dados produzidos apontaram a condição de estudante imigrante como uma população com características específicas relacionadas à saúde mental, que demandam um olhar e ações diferenciadas por parte da universidade. Os períodos da chegada à universidade, bem como os primeiros dois anos de experiência estudantil demandam maior atenção. Como fatores protetivos, destacaram-se o apoio familiar, o apoio institucional e o apoio social. O ingresso na universidade trouxe mudanças significativas e majoritariamente positivas na subjetividade dos participantes no decorrer da vivencia universitária. A partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se investimentos relacionados ao apoio psicossocial e material a esses estudantes, por parte da universidade. Recomenda-se a promoção de grupos de apoio social e psicológico, a aproximação da instituição com a família do estudante, a expansão e o melhoramento na oferta de auxílios estudantis, sobretudo no campo da saúde mental. Também, se sugere a promoção de programas institucionais de conscientização geral sobre as características e demandas especiais dos estudantes imigrantes, buscando a promoção da sensibilização e do acolhimento por parte de toda a comunidade universitária.

    TEXTO COMPLETO

  • 04/04/2022
    14h43
    Notícia

    Leonardo das Neves Leal

    A relação entre o apoio social e a saúde sexual na percepção de jovens universitários LGBT em um estudo qualitativo

    Autor: Leonardo das Neves Leal

    Resumo

    O presente estudo objetivou investigar a relação entre a saúde sexual e do apoio social na percepção de jovens brasileiros universitários que se identificam enquanto LGBT. A saúde sexual é a interface da saúde que abarca os componentes ligados à vivência da sexualidade sem coerção e violência. Enquanto o apoio social é o auxílio de outras pessoas para satisfazer necessidades e superar dificuldades (emocional, instrumental, informativo), importante em pessoas que vivenciam sexualidades não-hegemônicas marcadas pelo estigma sexual e discriminação. A pesquisa foi construído na perspectiva do Construcionismo Social e utilizou-se o método qualitativo emprego da técnica de grupo-focal na modalidade virtual para compreender as percepções dos participantes. O grupo-focal foi composto de dez pessoas, sete homens e três mulheres, idade média de 23 anos e o participantes identificavam-se como gays, bissexuais e pansexual. Analisou-se o material a partir da Análise Temática de Braun e Clark, e os principais resultados foram a compreensão de saúde sexual enquanto infecções e doenças sexualmente transmissíveis; estigmatização do HIV/aids para homens gays e bissexuais, e invisibilidade de sexualidade feminina; a universidade enquanto momento importante para construção de novos referenciais de sexualidade e liberdade; o apoio social foi descrito como essencial, idealmente vindo do ambiente familiar, porém encontrado em outros lugares (família, comunidade LGBT, mídias digitais). Por fim, conclui-se que tanto o apoio emocional, quanto o apoio informativo sobre sexualidade foram aspectos importantes ou desejados pelos participantes. Sugerem-se estudos que focalizem na percepção de pessoas transexuais e outros grupos etários diferentes da juventude.

    TEXTO COMPLETO

  • 10/02/2022
    09h28
    Notícia

    Graziela Silva Rodrigues

    Transição universidade-mercado de trabalho : sentidos atribuídos pelos formandos

     

    Autora: Graziela Silva Rodrigues (Currículo Lattes)

    Resumo

    Esta pesquisa disserta sobre o objetivo de compreender os sentidos atribuídos pelos formandos à transição universidade - mercado de trabalho. A compreensão do processo de construção de sentidos se deu a partir da abordagem teórica da Psicologia Sócio-Histórica (PSH). O desenvolvimento da pesquisa foi perpassado pelo fenômeno da pandemia da COVID-19, que gerou adaptações nos contextos estudados, a universidade e o mercado de trabalho. O estudo é composto por caráter metodológico qualitativo e o instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado composto por questões guias. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos relatos de (6) estudantes formandos, originando três (3) núcleos de se sentidos: (1) Ser universitário: a realização da escolha, vivências e concepções da graduação, (2) Ser Formando: Processos para a saída universidade e (3) Entre ser formando e a inserção no mercado de trabalho: Repercussões da formação sobre as concepções e práticas de acesso ao mercado de trabalho. Como principais sentidos da transição da universidade para o mercado de trabalho estão a exaustão e a satisfação por estarem no final do curso, as incertezas sobre o mercado de trabalho, a demanda por apoio da universidade para esse processo de saída da graduação e nesse período pandêmico, as adaptações nas experiências e nos planos para o futuro laboral dos formando entrevistados.

    TEXTO COMPLETO

  • 26/11/2021
    02h43
    Notícia

    Editais

    Ingresso Regular

    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2019
    Edital de Selecao Discente PPGPsi 2020
    Edital de Seleção Discente  PPGPsi 2021
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2021 - ERRATA
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2022
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2022 Edital CAPES 12/2022 Família e Políticas Públicas no Brasil II
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2023
    Edital de Seleção Discente PPGPsi 2024

     

    Estágio Pós-doutoral

    Regulamento do Estágio Pós Doutoral

     

    Editais para Professor Visitante

    Edital de Seleção Simplificada para Professor Visitante 2020

    Edital RETIFICADO de Seleção Simplificada para Professor Visitante 2023

     

    Editais para Credenciamento e Recredenciamento de Docentes

    Edital interno e simplificado para credenciamento de docentes

    Edital 01/2025 Processo Seletivo para credenciamento de docente permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia – 2025

     

    Resultado do Edital 01/2023 
    Docentes aprovados: 
    Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais: Dr. João Carlos Centurião Rodrigues Cabral - Nota final: 34,5 pontos  
    Promoção, Cuidado e Intervenção em Saúde: Dr. Lauro Miranda Demenech - Nota final: 94 pontos

     

    Editais Passados 

    Edital de Consulta Pública para Coordenação do PPGPsi
    Edital de credenciamento docente PPGPsi19

     

    Bolsas de Estudo 

     

    Edital 02/2024 Processo Seletivo Interno e Simplificado para a concessão de bolsas de estudo

     

    EDITAL 01/2022 

    Resultado

    1. ANDRESSA SILVEIRA DA SILVA - 7,90
    2. RHANDREA LUCAS DA SILVEIRA - 7,10
    3. LINDA MAGALHÃES -  6,47
    4. KASSINO DE KÁSSIO ROSA DA SILVA  - 5,97
    5. SARAH MEDEIROS TAVOGLIERI - 5,40

      

    EDITAL 01/2022: clique aqui

    EDITAL 01/2021: clique aqui
    EDITAL 01/2020: clique aqui

     

    Alunos Especiais

    No momento, o PPG-Psi não irá ofertar vagas para aluno especial. 

     

     

     

     

  • 15/10/2021
    17h14
    Notícia

    Feliz dia dos professores!

  • 15/09/2021
    01h32
    Notícia

    PPGPsi e a COVID-19

    Aqui você encontrará links para vídeos que contam com as falas de professores do PPGPsi em relação ao tema da COVID-19. 

    Entrevista com a Profª Drª Beatriz Schmidt, sobre perdas e luto

    Fala da Profª Drª Beatriz Schmidt, sobre como lidar com a angústia das crianças em contexto de pandemia

    O que Pode a Psicologia Social em meio à Pandemia do Coronavírus?, com a Profª Drª Rita de Cássia Maciazeki Gomes

    Entrevista com a Profª Drª Simone Paludo, sobre Práticas de Cuidado em Famílias

    Fala da Profª Drª Simone Paludo, sobre o uso de recursos digitais para o acompanhamento psicológico no SUAS em tempos de pandemia

     

     

  • 15/09/2021
    01h12
    Notícia

    HAPPY SCIENCE PSI

    Primeiro Happy Science Psi

    No dia 20 de agosto de 2021, foi lançado o projeto "Happy Science Psi” do PPGPsi, que, neste primeiro encontro, contou com a presença do psicólogo doutorando Mikael Correa. Foi uma conversa animada e com bastante interação, se você perdeu esse encontro, assista ao vídeo abaixo. 

    Assista ao 1º encontro do Happy Science Psi aqui.

    Segundo Happy Science Psi

    O segundo encontro do Happy Science Day foi no dia 27 de setembro de 2021, quando tivemos a oportunidade de conversar mais uma vez sobre a vida de pós-graduando.

    Nossa convidada é Camila Trindade, psicóloga, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP - UFSC) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia, pela Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Social e Psicologia Social do Trabalho.

    Terceiro Happy Science Psi

     
    O terceiro encontro do Happy Science Psi foi no dia 22 de outubro de 2021.
     
    Nosso convidado do terceiro encontro foi Lauro Miranda, psicólogo  graduado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Lauro é também Mestre em Saúde Pública pela mesma universidade, além de ser, atualmente, Doutorando em Ciências da Saúde pela FURG. Trabalha no Centro de Atendimentos Psicológicos do Curso de Psicologia (CAP-FURG), também atuando como pesquisador do Centro de Estudos Sobre Risco e Saúde (CERIS). É professor da Pós-Graduação lato sensu Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB - FURG) e ao Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (CENPRE - FURG). Também trabalha com desenvolvimento de capacidades, competências e habilidades acadêmicas de alto desempenho de alunos e professores no Grupo Educacional Veiga, na cidade de Pelotas/RS.
     
    Assista ao 3º Happy Science Psi aqui
     

    Quarto Happy Science Psi

     
    O quarto encontro do Happy Science Psi foi no dia 19 de novembro de 2021.
     
    Nossa convidada da vez é Marina Carpena. Ela é psicóloga egressa da FURG, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). De 2012 a 2015 foi vinculada ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia Clínica e da Saúde (LEPECS/FURG), no qual realizou grupo de estudos, pesquisa e extensão na área da saúde. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (UFPel), colaboradora no grupo de pesquisa Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Grupo de Pesquisa e Inovação em Saúde (GPIS/FURG).
     
    Assista ao 4º Happy Science Psi aqui.
     
     
     
  • 10/08/2021
    20h42
    Notícia

    Boas-vindas aos mestrandos!


    Durante a pandemia de COVID-19, as aulas acontecem de forma remota. O contato entre professores e alunos se dá por meio da Plataforma AVA-FURG.  Confira, através do link abaixo, o guia de acessoà plataforma.  Neste guia feito especialmente para os estudantes da FURG, estão descritas as atividades e as funções principais do Ambiente Virtual de Aprendizagem. 

    Guia do Estudante - AVA/FURG

    As turmas e os professores do PPGPsi desejam as boas-vindas aos mestrandos de 2021!

     

      

  • 27/07/2021
    17h44
    Notícia

    Próximas dissertações

    "A RELAÇÃO ENTRE O APOIO SOCIAL E A SAÚDE SEXUAL NA PERCEPÇÃO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS LGBT EM UM ESTUDO QUALITATIVO",  dissertação do Mestrando Leonardo das Neves Leal, orientado pela Profª Drª Daniela Barsotti Santos - FURG.  A dissertação acontecerá no dia 26 de Outubro de 2021, às 9h, través deste link.

    "Transição universidade-mercado de trabalho: sentidos atribuídos por formandos", dissertação da Mestranda Graziela Silva Rodrigues, orientada pela Profª Drª Geruza Tavares D'Avila - FURG. A dissertação acontecerá no dia 05 de Novembro de 2021, às 10h, através deste link.  

  • 29/04/2021
    12h40
    Notícia

    ARTIGOS PUBLICADOS - 2021

    Coparenting across the transition to parenthood: Qualitative evidence from South-Brazilian families.

    DAS IMAGENS NOS CINCO ATOS DE “O QUE PODE A PSICOLOGIA SOCIAL EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?”

    Experiências extensionistas em período de pandemia: o exercício das possibilidades de diferentes formas de diálogo e presença

    Impacto do distanciamento social nas notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil

    O convívio de adolescentes em medida socioeducativa de internação com a equipe técnica

    MOTIVAÇÕES E EXPECTATIVAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA NO MOMENTO DA DENÚNCIA EM UMA DELEGACIA ESPECIALIZADA EM ATENDIMENTO À MULHER

    Programa bolsa família e vacinação infantil incompleta em duas coortes brasileiras

    Harsh parenting and child conduct and emotional problems: parent- and child-effects in the 2004 Pelotas Birth Cohort

    Post-partum depression: a cross-sectional study of women enrolled in a conditional cash transfer program in 30 Brazilian cities

    Prematurity and body composition at 6, 18, and 30 years of age: Pelotas (Brazil) 2004, 1993, and 1982 birth cohorts

    Cross-Cultural Adaptation and Validation of the Brazilian Portuguese Version of an Observational Measure for Parent–Child Responsive Caregiving

    Trajectories of maternal depressive symptoms and offspring’s risk behavior in early adolescence: data from the 2004 Pelotas birth cohort study

    Impacto do distanciamento social nas notificações de violência contra crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil

    Violência contra escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE, 2015)

  • 29/04/2021
    12h29
    Notícia

    ARTIGOS PUBLICADOS - 2020

    As relações familiares diante da COVID-19: recursos, riscos e implicações para a prática da terapia de casal e família

    Brazilian Families Facing the COVID-19 Outbreak

    Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas

    Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)

    Terapia On-line com Casais e Famílias: Prática e Formação na Pandemia de Covid-19

    ENTREVISTAS ONLINE: POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA COLETA DE DADOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

    Prevalência de sintomas de transtornos mentais comuns em pacientes internados em um Hospital Geral do Sul do Brasil

    Reflexões sobre o estágio de Psicologia Social: narrativas de diferentes enfoques do processo de formação

    Suicidal thought in southern Brazil: Who are the most susceptible?

    Sob pressão: uso não médico de medicamento prescrito entre estudantes de graduação

    Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19)

    Depressão em idosos de uma região rural do Sul do Brasil

    Devir Margarida: narrativas de si em experienciafetos

    Oficinas terapêuticas como estratégia de cuidado: um relato de experiência de estágio em psicologia social

    Designing Toys and Play Activities for the Development of Social Skills in Childhood

    Sociodemographic, sexual, and reproductive variables associated with pregnancy among adolescents from low socioeconomic background

    TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM ADOLESCENTES, PRÁTICAS PARENTAIS E PERCEPÇÃO DE CLIMA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM MULTINÍVEL

    Atendimento a vítimas de violência sexual: revisão da literatura acerca do treinamento de policiais

    Rumination, thought suppression and mindfulness among adolescent suicide attempters in Cuba

    Caracterização de Casos de Maus-Tratos Infantis Identificados em Serviços de Saúde

    From Theory to Methodology: Using Ecological Engagement to Study Development in Context

    Interpersonal Relationships of Juvenile Offenders at Treatment Facilities

    Hopelessness and shame in relation to suicide attempts by Cuban adolescents

    Access to Primary Health Care by older adults from rural areas in Southern Brazil

    Estudo de Linha de Base da Avaliação de Impacto do Programa Criança Feliz

    Disruptive Mood Dysregulation Disorder: Symptomatic and Syndromic Thresholds and Diagnostic Operationalization

    Major depressive episode among university students in Southern Brazil

    Estimating the sample mean and standard deviation from commonly reported quantiles in meta-analysis

    Relative Age and Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder: Data From Three Epidemiological Cohorts and a Meta-analysis

    Experiências extensionistas em período de pandemia: o exercício das possibilidades de diferentes formas de diálogo e presença

    Maternal depression trajectories and offspring positive attributes and social aptitudes at early adolescence: 2004 Pelotas birth cohort

    Accuracy of the PHQ-2 Alone and in Combination With the PHQ-9 for Screening to Detect Major Depression Systematic Review and Meta-analysis

    Continuity of psychiatric disorders between 6 and 11 years of age in the 2004 Pelotas Birth Cohort

    Del optimismo a la agresión: cogniciones positivas prevén comportamiento violento en hombres

  • 28/04/2021
    15h14
    Notícia

    ARTIGOS PUBLICADOS - 2019

    Race attitudes in cultural context: The view from two Brazilian states

    Motherhood and Work: Experience of Women with Established Careers

    Envolvimento parental e temperamento de crianças: uma revisão sistemática da literatura

    Coparentalidade aos três meses de vida do bebê

    Coparentalidade no Contexto de Depressão Pós-Parto: Um Estudo Qualitativo

    Cross-Cultural Adaptation and Evidence of Validity of the Questionnaire d’Engagement Paternel

    Tácticas de resolución de conflictos conyugales y parentales en familias sur-brasileñas

    A Qualitative Multiple Case Study of the Division of Labor across the Transition to Parenthood in South-Brazilian Families

    “Os Cansaços e Golpes da Vida”: Os Sentidos do Envelhecimento e Demandas em Saúde entre Idosos do Quilombo Rincão do Couro, Rio Grande do Sul

    Trabalhadoras domésticas: trajetórias, vivências e vida cotidiana

    Entre movimentos e trajetórias laborais de jovens profissionais

    Até onde você pode ir? Associação entre uso de drogas ilícitas e migração acadêmica

    Sociodemographic, behavioral, and health-related risk factors for depression among men and women in a southern Brazilian city

    Ação política e produção de subjetividade: a herança de terra, trabalho e participação política na produção de um éthos agricultora

    Mujeres conversando con mujeres: un encuentro en el seminario Rutas Críticas 8

    Problemas de Conduta em Crianças e Adolescentes: Evidências no Brasil

    Writing about gratitude increases emotion-regulation efficacy

    Significados do mundo do crime para adolescentes em medida socioeducativa de internação, Brasil

    Stressful events, life satisfaction, and positive and negative affect in youth at risk

    Evidence for Cultural Variability in Right-Wing Authoritarianism Factor Structure in a Politically Unstable Context

    Adultez Emergente em Brasileiros de Diferentes Níveis Socioeconômicos: Transição Para a Vida Adulta

    Traços frios e insensíveis no DSM-V : Implicações teóricas e clínicas para o estudo da psicopatia

    Trajectories of Adjustment in a Brazilian Sample of Street‐Involved Youth

    Mediational effects of right-wing authoritarianism factors in the path religiosity - prejudice towards sexual and gender diversity

    Hidden Resilience in the Life of Adolescents with Involvement in Drug Trafficking

    Restructuring Educational Systems and Promoting Social Justice for Young People Involved in Drug Trafficking in Brazil

    Domínios Esquemáticos Apresentados por Mulheres em Situação de Violência Conjugal

    Migração acadêmica e uso de maconha entre estudantes de graduação: evidências de uma amostra do sul do Brasil

    Equivalency of the diagnostic accuracy of the PHQ-8 and PHQ-9: a systematic review and individual participant data meta-analysis

    Accuracy of Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9) for screening to detect major depression: individual participant data meta-analysis

    Impact of maternal depression trajectories on offspring socioemotional competences at age 11: 2004 Pelotas Birth Cohort

    Prevalence And Early Life Factors Associated With Risk Behaviors In Adolescence: A Population-Based Cohort Study

    Early child stimulation and attention-related executive functions at 11 years: 2004 Pelotas birth cohort study

    The Role of Sleep Duration and Sleep Problems During Childhood in the Development of ADHD in Adolescence: Findings From a Population-Based Birth Cohort

    The Accuracy of the Patient Health Questionnaire-9 Algorithm for Screening to Detect Major Depression: An Individual Participant Data Meta-Analysis

  • 01/11/2018
    09h57
    Notícia

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    Campo obligatorio

    Campo obligatorio

    Campo obligatorio

    Campo obligatorio

  • 24/07/2018
    12h35
    Notícia

    Ciclo Lectivo

  • 03/10/2017
    15h04
    Notícia

    Accesibilidad

    Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004.

    O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

    Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

    Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

    Os atalhos padrões do governo federal são:

    • Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
    • Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
    • Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
    • Teclando-se Alt + 4 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao rodapé do site.

    Esses atalhos valem para o navegador Chrome, mas existem algumas variações para outros navegadores.

    Quem prefere utilizar o Internet Explorer é preciso apertar o botão Enter do seu teclado após uma das combinações acima. Portanto, para chegar ao campo de busca de interna é preciso pressionar Alt+3 e depois Enter.

    No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.

    Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.

    No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.

     
     
  • 03/10/2017
    13h31
    Notícia

    Ediciones

  • 03/10/2017
    13h29
    Notícia

    Infraestructura

  • 03/10/2017
    13h28
    Notícia

    Docentes

  • 03/10/2017
    13h26
    Notícia

    Estructura Curricular

  • 03/10/2017
    13h26
    Notícia

    Investigación

  • 03/10/2017
    13h25
    Notícia

    Presentación

    Programa

    Coordenação

     

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