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Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em Psicologia

ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação

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  • 24/02/2025
    09h24
    Notícia

    MATRÍCULAS PPGPsi 1/2025 - 24/02 até 28/02

    O período de matrículas nas disciplinas do PPGPsi acontecerá entre os dias 24 de fevereiro a 28 de fevereiro.
     
    As matrículas acontecem de forma online, via sistemas.furg.br. Um guia com instruções para matrícula pode ser acessado aqui.
     
    Mesmo nos casos de quem está para defender ou já defendeu, mas ainda não cumpriu todos os requisitos pro diploma (ou ainda não recebeu e-mail informando que o pedido de diploma foi enviado para a DIPOSG) ela se faz necessária. No caso de apenas precisar manter o vínculo, é recomendada a matrícula na disciplina "10236P Dissertação (Psicologia Me)".
     
    Grade de horário das disciplinas deste semestre
     
    É importante que os discentes conversem com seus orientadores sobre as disciplinas pertinentes para vocês cursarem, principalmente em outros PPGs, visto que o pedido para essas também acontece via sistemas.furg.br hoje em dia (no campo de "Matrícula Complementar"). 
     
     
     
    As aulas terão início no dia 24/03/2025.
  • 30/08/2024
    10h32
    Notícia

     DIVULGAÇÃO: EDITAL Nº 01/2024 - SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM PSICOLOGIA - RESULTADO FINAL DA ETAPA 1: MEMORIAL E AGENDAMENTO DA ETAPA 2: ENTREVISTA - ERRATA

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e a Comissão de Seleção divulgam o documento de Agendamento da Etapa 2: Entrevista - ERRATA,  que encontra disponível no SIPOSG  e aqui.

     

  • 28/08/2024
    17h56
    Notícia

     DIVULGAÇÃO: EDITAL Nº 01/2024 - SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM PSICOLOGIA - RESULTADO FINAL DA ETAPA 1: MEMORIAL E AGENDAMENTO DA ETAPA 2: ENTREVISTA

    A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e a Comissão de Seleção divulgam o Resultado Final da Etapa 1: Memorial do Edital nº 01/2024 - Seleção para Ingresso no Mestrado em Psicologia. O documento pode ser conferido no SIPOSG e aqui.

    O documento de Agendamento da Etapa 2: Entrevista também se encontra disponível no SIPOSG  e aqui.

     

  • 26/10/2023
    08h20
    Notícia

    Atas

    Atas das Reuniões do Colegiado do PPGPsi

    2023

    Ata 13/09/2023

    Ata 18/10/2023

    Ata 08/11/2023

    Ata 10/11/2023 - Reunião Extraordinária

    Ata 13/12/2023

    2024

     Ata 01/2024

    Ata 02/2024

    Ata 03/224

    Ata 04/2024

    Ata 05/2024

    Ata 06/2024

    Ata 07/2024

    2025

    Ata 01/2025

    Ata 02/2025

    Ata 03/2025

    Ata 04/2025

    Ata 05/2025

  • 13/04/2023
    08h33
    Notícia

    Denise Alcantara Aureliano

    "Estresse entre profissionais de saúde idosos/as durante a pandemia do covid-19 : uma revisão integrativa da literatura"

    Autora: Denise Alcantara Aureliano 

    A presente pesquisa visa analisar publicações sobre o estresse laboral entre profissionais da saúde, com destaque aos profissionais idosos(as) em meio à pandemia da Covid-19. Os/as profissionais de saúde enfrentam pressão psicológica e física por meio da exposição contínua à Covid-19, resultando em sofrimento emocional, sobrecarga de serviço e medo de contaminar a si e seus familiares, diante a uma situação que exige mais atenção e cuidados específicos. Sendo assim, parte dessa equipe corresponde a pessoas idosas emergidas em situações de estresse, seja na atenção primária, secundária ou terciária na linha de frente contra a Covid-19. Esse estudo foi motivada pela atuação laboral diária no enfrentamento da Covid-19, agregando em projetos de ensino da FURG. Logo, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, através de artigos científicos buscados em bases de dados, como Pubmed, PsycINFO, LILACS e Index Psicologia. Os 169 estudos científicos encontrados diretamente nas bases de dados foram organizados em grupos/pastas com o gerenciador de referências EndNote Web, sendo que apenas 11 foram selecionados a partir dos critérios de elegibilidade. De modo geral, as mulheres apresentavam níveis de estresse maiores do que nos homens e as taxas de estresse variavam de leve a moderado. Nesse contexto, profissionais com filhos menores de 18 anos, casados e com menor tempo de experiência apresentavam maiores níveis de estresse. Espera-se que este estudo contribua no fomento de ações de promoção e cuidado da saúde do/a trabalhador/a do saúde, sobretudo, aos/as idosos/as que necessitam de mais atenção no atual contexto pandêmico.

    TEXTO COMPLETO

  • 28/03/2023
    10h22
    Notícia

    Raimundo Bittencourt de Almeida

    "Terapia de aceitação e compromisso (ACT) em grupo online para o manejo de ansiedade entre universitários no contexto da pandemia da Covid-19 : um ensaio clínico randomizado"

    Autor:  Raimundo Bittencourt de Almeida

    Diante das mudanças e desafios impostos pela pandemia da COVID-19, houve um aumento no sofrimento psicológico da população, em especial entre estudantes universitários. O objetivo geral deste estudo é realizar um Ensaio Clínico Randomizado (ECR), a partir do desenvolvimento e aplicação de um protocolo semi-estruturado de psicoterapia em grupo online, baseado nos princípios da ACT, para o desenvolvimento de flexibilidade psicológica e manejo de ansiedade clinicamente relevante entre estudantes universitários no contexto da pandemia da COVID-19. Foram utilizados para comparação dos escores pré e pós intervenção os instrumentos CompACT, GAD-7, WHOQOL-Bref. A amostra final do estudo foi composta por 52 indivíduos, sendo 29 do grupo intervenção e 23 do grupo controle. Todas as análises foram realizadas por intenção de tratar (Intention-to-treat Analysis). Este tratamento aumentou cerca de 34,3% os níveis de Flexibilidade Psicológica (p<0,001), 11,6% os níveis de qualidade de vida (p<0,001) e reduziu a sintomatologia ansiosa em 57,2% (p<0,001). Os resultados se mantiveram adequados no follow up de 6 meses, com um sutil aumento nos níveis de ansiedade. Os participantes do grupo controle não apresentaram mudanças significativas nos níveis de ansiedade (p=0,249) e flexibilidade psicológica (p=0,341), porém houve uma redução no escore de qualidade de vida (pré: 72,86; pós: 67,90; p=0,006), possivelmente em razão da pandemia. Estes resultados sugerem que a intervenção proposta foi efetiva promovendo aumento da flexibilidade psicológica, qualidade de vida e diminuição significativa dos níveis de ansiedade dos participantes. Além disso, evidenciou-se a importância da flexibilidade psicológica na promoção de saúde mental, o que sugere a realização de novos estudos sobre essa temática para explorar essa importante dimensão do processo psicoterapêutico.

    TEXTO COMPLETO

  • 04/01/2023
    08h59
    Notícia

    Isadora Deamici da Silveira

    "Resiliência em estudantes universitários expostos à violência durante a infância e adolescência"

    Autora: Isadora Deamici da Silveira

    O objetivo geral desta dissertação foi avaliar a resiliência em estudantes universitários que foram expostos à violência nos primeiros 18 anos de vida. Compreender como as situações de estresse anteriores afetaram os indivíduos pode indicar como eles irão gerenciar as situações desafiadoras no futuro. A manutenção da resiliência é responsável não só pelo bom funcionamento cognitivo, mas também pela manutenção da saúde mental, o que reforça a importância de investigar o fenômeno e identificar possíveis trajetórias adaptativas de desenvolvimento. Para atender ao objetivo geral, a dissertação foi composta por três estudos. O primeiro trata de um estudo teórico que teve como objetivo realizar uma revisão integrativa para compreender como a psicologia brasileira tem investigado a temática da resiliência através do levantamento de publicações em português. O segundo e o terceiro artigo são estudos empíricos desenvolvidos a partir de um consórcio de pesquisa formado por mestrandos e orientadores do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) com o objetivo de avaliar as vivências dos estudantes universitários brasileiros dentro e fora do contexto universitário. Os dados foram coletados através de uma survey online, e participaram da pesquisa estudantes universitários, maiores de 18 anos, matriculados em uma universidade pública ou privada, que estavam cursando graduação ou pós-graduação, em qualquer período de seus respectivos cursos. A amostra final contou com 1005 estudantes que responderam todas as escalas e cumpriram os critérios para inclusão na pesquisa. O segundo artigo avaliou a resiliência em estudantes universitários expostos e não expostos a violência nos primeiros 18 anos de vida através da escala de resiliência Connor-Davidson (CD-RISC-10) e de perguntas que buscavam investigar situações de violência sofridas nos primeiros 18 anos de vida. Os escores de resiliência mais altos foram mais prevalentes entre as pessoas maiores de 30 anos e a exposição a violência nos primeiros 18 anos de vida parece não configurar um fator determinante ou contribuinte da maior ou menor resiliência. O terceiro visou a responder como a presença de um adulto de confiança se relaciona com a resiliência neste mesmo grupo. Entre os resultados encontrados, destaca-se a presença do adulto de confiança nos primeiros 18 anos de vida como associado a desfechos positivos de resiliência na vida adulta, bem como achados que se somam à literatura dos aspectos sociodemográficos relacionados à resiliência.

    TEXTO COMPLETO

  • 04/07/2022
    16h50
    Notícia

    Everton Brum Braga

    "Eu não sou daqui" : narrativas sobre os efeitos da imigração na subjetividade de estudantes universitários

    Autor: Everton Brum Braga

    O trabalho doravante apresentado, que faz parte de um estudo mais amplo, consorcial, propõe um estudo investigativo qualitativo, de caráter transdiciplinar e do tipo Pesquisa-Intervenção. A pesquisa está posicionada no campo da Psicologia Social junto à linha de pesquisa Psicologia Comunitária e Processos Psicossociais, tendo por objetivo mapear e analisar as narrativas das experiências de imigração universitária de estudantes de graduação e os efeitos dessas experiências em suas subjetividades, sob uma perspectiva cartográfica. Dentre os conceitos mobilizados no estudo, destacam-se os de Narrativa, Subjetividade, Imigração, Experiência e Experiênciafeto, Saúde Mental e Imigração. Foram realizadas entrevistas narrativas, de modo remoto, com 10 estudantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas a partir da Análise Temática. Do processo de análise, emergiram discussões relacionadas: i) ao processo imigratório, ii) à saúde mental, iii) à pandemia de COVI-19, iv) aos fatores de proteção psicossocial e v) às transformações na subjetividade. Os dados produzidos apontaram a condição de estudante imigrante como uma população com características específicas relacionadas à saúde mental, que demandam um olhar e ações diferenciadas por parte da universidade. Os períodos da chegada à universidade, bem como os primeiros dois anos de experiência estudantil demandam maior atenção. Como fatores protetivos, destacaram-se o apoio familiar, o apoio institucional e o apoio social. O ingresso na universidade trouxe mudanças significativas e majoritariamente positivas na subjetividade dos participantes no decorrer da vivencia universitária. A partir dos resultados da pesquisa, sugerem-se investimentos relacionados ao apoio psicossocial e material a esses estudantes, por parte da universidade. Recomenda-se a promoção de grupos de apoio social e psicológico, a aproximação da instituição com a família do estudante, a expansão e o melhoramento na oferta de auxílios estudantis, sobretudo no campo da saúde mental. Também, se sugere a promoção de programas institucionais de conscientização geral sobre as características e demandas especiais dos estudantes imigrantes, buscando a promoção da sensibilização e do acolhimento por parte de toda a comunidade universitária.

    TEXTO COMPLETO

  • 04/04/2022
    14h43
    Notícia

    Leonardo das Neves Leal

    A relação entre o apoio social e a saúde sexual na percepção de jovens universitários LGBT em um estudo qualitativo

    Autor: Leonardo das Neves Leal

    Resumo

    O presente estudo objetivou investigar a relação entre a saúde sexual e do apoio social na percepção de jovens brasileiros universitários que se identificam enquanto LGBT. A saúde sexual é a interface da saúde que abarca os componentes ligados à vivência da sexualidade sem coerção e violência. Enquanto o apoio social é o auxílio de outras pessoas para satisfazer necessidades e superar dificuldades (emocional, instrumental, informativo), importante em pessoas que vivenciam sexualidades não-hegemônicas marcadas pelo estigma sexual e discriminação. A pesquisa foi construído na perspectiva do Construcionismo Social e utilizou-se o método qualitativo emprego da técnica de grupo-focal na modalidade virtual para compreender as percepções dos participantes. O grupo-focal foi composto de dez pessoas, sete homens e três mulheres, idade média de 23 anos e o participantes identificavam-se como gays, bissexuais e pansexual. Analisou-se o material a partir da Análise Temática de Braun e Clark, e os principais resultados foram a compreensão de saúde sexual enquanto infecções e doenças sexualmente transmissíveis; estigmatização do HIV/aids para homens gays e bissexuais, e invisibilidade de sexualidade feminina; a universidade enquanto momento importante para construção de novos referenciais de sexualidade e liberdade; o apoio social foi descrito como essencial, idealmente vindo do ambiente familiar, porém encontrado em outros lugares (família, comunidade LGBT, mídias digitais). Por fim, conclui-se que tanto o apoio emocional, quanto o apoio informativo sobre sexualidade foram aspectos importantes ou desejados pelos participantes. Sugerem-se estudos que focalizem na percepção de pessoas transexuais e outros grupos etários diferentes da juventude.

    TEXTO COMPLETO

  • 10/02/2022
    09h28
    Notícia

    Graziela Silva Rodrigues

    Transição universidade-mercado de trabalho : sentidos atribuídos pelos formandos

     

    Autora: Graziela Silva Rodrigues (Currículo Lattes)

    Resumo

    Esta pesquisa disserta sobre o objetivo de compreender os sentidos atribuídos pelos formandos à transição universidade - mercado de trabalho. A compreensão do processo de construção de sentidos se deu a partir da abordagem teórica da Psicologia Sócio-Histórica (PSH). O desenvolvimento da pesquisa foi perpassado pelo fenômeno da pandemia da COVID-19, que gerou adaptações nos contextos estudados, a universidade e o mercado de trabalho. O estudo é composto por caráter metodológico qualitativo e o instrumento utilizado foi uma entrevista com roteiro semiestruturado composto por questões guias. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos relatos de (6) estudantes formandos, originando três (3) núcleos de se sentidos: (1) Ser universitário: a realização da escolha, vivências e concepções da graduação, (2) Ser Formando: Processos para a saída universidade e (3) Entre ser formando e a inserção no mercado de trabalho: Repercussões da formação sobre as concepções e práticas de acesso ao mercado de trabalho. Como principais sentidos da transição da universidade para o mercado de trabalho estão a exaustão e a satisfação por estarem no final do curso, as incertezas sobre o mercado de trabalho, a demanda por apoio da universidade para esse processo de saída da graduação e nesse período pandêmico, as adaptações nas experiências e nos planos para o futuro laboral dos formando entrevistados.

    TEXTO COMPLETO

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